GDSolar fecha parceria com Volkswagen para caminhões elétricos

Companhia de geração de energia renovável será uma das responsáveis pelas soluções de recarga dos veículos elétricos da montadora

Gabriel Araujo, da Reuters
14 de julho de 2021 às 21:45
Caminhão elétrico da VW Caminhões
Foto: Divulgação / VW Caminhões

A companhia de geração de energia renovável GDSolar informou nesta quarta-feira que será uma das responsáveis pelas soluções de recarga dos caminhões elétricos da Volkswagen no Brasil, participando de um chamado "e-Consórcio" com empresas como Bosch, ABB e Siemens.

Em nota, a GDSolar disse que, pelo consórcio, fornecerá soluções para a adoção de frotas comerciais elétricas movidas à energia solar no país através do uso do VW e-Delivery, veículo de entrega urbana da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), parte do grupo Traton.

A VWCO revelou na véspera, ao realizar o lançamento comercial do caminhão, que há 58 empresas interessadas no veículo, em adição a compras já fechadas por Ambev, Coca-Cola Femsa e JBS.

O e-Consórcio, disse a GDSolar, segue o modelo do consórcio modular e prevê desde a montagem dos caminhões até a infraestrutura de recarga e gerenciamento do ciclo de vida das baterias da frota, incluindo seu descarte.

"O e-Consórcio oferece uma solução completa e competitiva para adoção de frotas comerciais elétricas... As empresas que possuem investimentos na área logística têm um papel fundamental na busca por ativos mais rentáveis e sustentáveis e a flexibilidade energética é um deles", afirmou em nota o presidente da GDSolar, Ricardo Costa.