Alibaba dá mais poder para subsidiárias e já estuda divisão formal de negócios

Estratégia visa acelerar a tomada de decisões para que cada divisão possa enfrentar melhor a concorrência

Modelo reverte tendência de centralização defendida pelo fundador do grupo, Jack Ma
Modelo reverte tendência de centralização defendida pelo fundador do grupo, Jack Ma REUTERS/Tingshu Wang

Dow Jones Newswires., do Estadão Conteúdo

Ouvir notícia

O presidente do Alibaba Group Holding, Daniel Zhang, está delegando poder aos chefes das unidades de negócios da empresa para se tornarem mais ágeis na abordagem de desafios crescentes e potencialmente abrir o caminho para uma separação, disseram pessoas a par do assunto.

Zhang está transferindo mais responsabilidades aos presidentes de cada linha de negócios – de serviços baseados em localização à computação em nuvem – que agora funcionam como “mini-CEOs”, disseram as fontes.

A estratégia visa acelerar a tomada de decisões para que cada divisão possa enfrentar melhor a concorrência, revitalizar vendas em declínio e remodelar sua imagem monolítica na esteira da repressão regulatória de Pequim contra grandes plataformas.

A mudança de gestão, que vem tomando forma nos últimos meses, reverte um movimento de centralização iniciado há quase três anos. Essa iniciativa colocou as subsidiárias e afiliadas da empresa em um alinhamento estreito, a chamada Economia Alibaba, criada pelo ex-chefe da companhia, Jack Ma.

No longo prazo, as mudanças podem abrir caminho para o Alibaba separar as subsidiárias menores e buscar listagens separadas para elas, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

As unidades que podem estar prontas para desdobramentos no futuro incluem a Cainiao Smart Logistics Network, arede de supermercados Freshippo, um departamento de serviços local que compreende vários aplicativos de serviço baseados em localização do Alibaba e as plataformas de comércio eletrônico no exterior Lazada e Trendyol, disseram elas.

O novo modelo de gestão não foi anunciado formalmente dentro do Alibaba. No entanto, nos últimos meses, “construir uma organização ágil” se tornou um refrão popular dentro da empresa, disseram as pessoas.

Mais Recentes da CNN