Alta no preço do gás para distribuidoras impactará consumidor, diz especialista

Preço de gás natural para distribuidoras subirá 39% a partir de 1º de maio

Mylena Guedes*

, da CNN, no Rio de Janeiro

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Os consumidores de gás natural vão sentir o impacto do aumento do preço para as distribuidoras e não há como evitar o efeito negativo no bolso dos compradores finais, segundo o professor do Instituto de Energia da PUC, Edmar Almeida.

O especialista afirma que, apesar da margem das distribuidoras não ser determinada pelo valor do gás que é comprado, o preço pago à Petrobras é integralmente repassado aos consumidores. 

O acréscimo de 39% anunciado na segunda-feira (5) pela estatal também pode causar dificuldades em alguns segmentos do mercado, como no caso do Gás Natural Veicular, o GNV. Os carros convertidos para o GNV se tornam bicombustíveis, permitindo ao motorista escolher a melhor opção na hora do abastecimento.

 

Segundo Almeida, o novo reajuste pode retirar a competitividade com outros combustíveis, como etanol e gasolina, já que o preço dos outros energéticos concorrentes não sobe necessariamente ao mesmo tempo que o do gás e, dessa forma, a diferença nos postos de combustíveis pode ficar pequena. 

O servidor público Wallace Huguenin, mora a 165 quilômetros do trabalho, no centro do Rio, e precisa fazer o trajeto cinco vezes na semana. Ele afirma que teve uma breve satisfação ao pensar que seria vantajoso pagar caro pela instalação de um Kit GNV e economizar ao longo do tempo, uma vez que diminuiu os gastos de R$ 150 para R$ 80 por dia. Contudo, após receber a notícia do aumento do preço com tristeza, Wallace acredita que o benefício irá acabar.

“Depois de tantos reajustes simultâneos, em plena pandemia, fui pego com a notícia do reajuste. Esse novo aumento praticamente anula a economia e coloca o combustível gasoso no mesmo patamar dos combustíveis líquidos, tornando inviável o uso”, disse. 

Sede Petrobras
Sede da Petrobras
Foto: Sérgio Moraes/Reuters (09.Mar.2020)

O anúncio sobre a alta na cotação do gás natural encerra uma tendência de queda que já durava um ano. Em 2020, o combustível registrou uma redução acumulada de 35% em reais e 48% em dólares. De acordo com Edmar Almeida, os próximos reajustes trimestrais não devem ser tão altos como esse. 

“Acho que temos um problema pontual, um reajuste concentrado no tempo. Com relação à commodity, vai depender do preço do petróleo. Mas também não há muita perspectiva do preço do petróleo continuar subindo de forma significativa no restante do ano. E em relação ao transporte, parece que o processo já está estabilizando.”

*Sob supervisão de Ana Licia Soares

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