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    Anac intima Itapemirim a assistir passageiros com voos cancelados

    Empresa suspendeu atividades na sexta-feira (17); apenas no Rio de Janeiro, foram 59 voos cancelados

    João Pedro Malardo CNN Brasil Business

    em São Paulo

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    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou neste sábado (18) que intimou o grupo Itapemirim Transportes Aéreos, ITA, para que cumpra medidas de assistência aos passageiros que reservaram voos cancelados pela companhia. Ela anunciou a suspensão de atividades na sexta-feira (17), e alguns passageiros não conseguiram viajar quando já estavam em aeroportos.

    Segundo a Anac, a ITA precisará atualizar a agência sobre as medidas necessárias de honrar bilhetes vendidos e reacomodar clientes que estão sem voos. A agência orienta que os passageiros prejudicados entre em contato com a ITA, e que não compareçam a aeroportos sem ter passagens válidas.

    Outra orientação da Anac para a ITA é a de realocar para outros voos de forma prioritária menores desacompanhados e passageiros que tenham necessidades especiais que estavam em deslocamento na noite de sexta-feira ou na manhã de sábado. Segundo a agência, o setor aéreo se comprometeu a contribuir para superar o transtorno e reduzir o prejuízo dos passageiros da ITA.

    A Anac afirmou, ainda, que continuará monitorando a situação e adotará medidas administrativas cabíveis caso haja descumprimento de regras do transporte aéreo.

    A agência determinou que a ITA suspenda imediatamente a comercialização e passagens, a ampliação de informações sobre a suspensão no site e canais de comunicação da empresa, o contato individual com cada passageiro para passar orientações e a disponibilização de canais ativos de atendimento. A empresa também precisa ofertar alternativas de meios de transporte para os afetados.

    Em nota, a ITA diz que tem trabalhado com a Anac para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações e que tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados.

    Diz ainda que a prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa.

    Os demais passageiros com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos, diz.

    A ITA disse também que, neste sábado, havia 30 voos programados com diversas origens e destinos no Brasil, e que orienta os passageiros com viagens programadas a partir de hoje que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. Todos os passageiros devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou diretamente com sua agência de viagem.

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