Antonio Batista: Momentos críticos impactam mais pequenas e médias empresas

O Especialista CNN em gestão e negócios, Antonio Batista da Silva Junior, comentou sobre a importância das pequenas e médias empresas para a economia brasileira

Fernanda Pinottida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O Especialista CNN Antonio Batista da Silva Junior falou sobre pequenas e médias empresas e como sua relevância para a sociedade ficou ainda mais evidente desde o início da pandemia. “Somente ano passado, pequenos negócios foram responsáveis por 70% dos empregos criados, eles são responsáveis por mais da metade do PIB desse setor”, ele explica.

Entretanto, a Covid-19 também acentuou o contraste entre a capacidade de gerar renda e a de sobreviver a momentos mais críticos, como o isolamento social e a digitalização acelerada do mercado. O especialista cita um estudo global que identificou que 25% das pequenas empresas haviam encerrado suas operações durante o primeiro ano da pandemia.

“As médias e pequenas empresas vivem os impactos desses momentos com muito mais ênfase. Se as empresas fossem carros, elas seriam veículos com menos airbags para se proteger”, Batista explica.

Ele lista algumas escolhas que são decisivas para aumentar a resiliência destes negócios. A primeira é uma boa reflexão estratégica, a capacidade planejar o futuro. Além disso, é importante que as lideranças estejam antenadas com as tendências, para garantir inovação e competitividade. E também a capacidade de se adaptar, tomar decisões com agilidade para recalcular as rotas se preciso.

Veja mais no vídeo acima.

Mais Recentes da CNN