Auxílio-Gás de R$ 52 começa a ser pago nesta segunda-feira (27)

Pagamento começa a ser realizado aos residentes em 100 municípios que se encontram em estado de calamidade por conta das chuvas

Segundo o Ministério da Cidadania, são 108.368 famílias integrantes do Programa Auxílio Brasil que vão receber o Auxílio Gás até a próxima semana
Segundo o Ministério da Cidadania, são 108.368 famílias integrantes do Programa Auxílio Brasil que vão receber o Auxílio Gás até a próxima semana Banco Central

Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

Famílias afetadas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais começam a receber o Auxílio-Gás, no valor de R$ 52, a partir desta segunda-feira (27). O governo federal anunciou que os moradores de 100 municípios atingidos serão contemplados com o pagamento neste primeiro momento.

Segundo o Ministério da Cidadania, são 108.368 famílias integrantes do Programa Auxílio Brasil que vão receber o Auxílio Gás até a próxima semana.

Os municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas estão listados neste link do Ministério da Cidadania. As pessoas elegíveis serão informadas pelos aplicativos do programa Auxílio Brasil e Caixa Tem.

Já as demais 5.471.632 famílias elegíveis, mas que estão fora das cidades atingidas, receberão os pagamentos retroativamente a partir de 18 de janeiro, seguindo o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Auxílio Gás

Após aprovação do programa, o governo informou que apenas famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberão o Auxílio Gás.

Terão prioridade de pagamento os beneficiários do novo Bolsa Família com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

O governo afirmou que, apesar desta seleção inicial, o programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Auxílio Brasil sejam atendidos.

Não serão computados como renda mensal da família os pagamentos concedidos pelo novo programa social do governo.

“Para averiguação do valor do benefício, a ANP publicará em seu site mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP”, disse o Ministério da Cidadania, em nota.

Mais Recentes da CNN