B3 inaugura réplica de “touro de Wall Street” nesta terça-feira (16)

Versão brasileira ficará em frente à sede da bolsa de valores brasileira, na cidade de São Paulo

Touro de Wall Street ganha versão brasileira, em frente à sede da B3
Touro de Wall Street ganha versão brasileira, em frente à sede da B3 REUTERS/Carlo Allegri

João Pedro Malardo CNN Brasil Business*

em São Paulo

Ouvir notícia

A B3, bolsa de valores brasileira, inaugura nesta terça-feira (16) a versão brasileira da estátua do “touro de ouro”. A peça original está em Manhattan, Nova York, e ficou associada com Wall Street, área da cidade que concentra as principais bolsas de valores dos Estados Unidos.

A estátua ficará em frente à sede da bolsa, na rua XV de Novembro, no centro da cidade de São Paulo. A estátua do touro, também chamada de “Touro de Wall Street” ou “Charging Bull” possui 3,4 metros de altura e 4,9 metros de comprimentos, mas a B3 não informou se a versão brasileira terá as mesmas características.

O touro é associado não apenas com Wall Street, mas com o mercado financeiro como um todo. O animal é usado para se referir a uma situação na qual o mercado está em alta – o chamado “bull market” – , fazendo referência ao movimento que os touros fazem de baixo para cima. Em oposição, há o urso, usado para se referir a um mercado com tendência de baixa e ativos fracos, o “bear market”.

O responsável pela estátua original é o artista italiano Arturo Di Modica. Ele criou a obra em 1987 para representar a sua confiança na recuperação do mercado financeiro dos Estados Unidos após um colapso acionário no mesmo ano. Modica morreu em fevereiro de 2021, aos 80 anos.

A inauguração da estátua brasileira ocorre em um cenário de expansão do investimento dos brasileiros em renda variável nos últimos anos, estimulada por níveis baixos da taxa básica de juros, a taxa Selic. A B3 possui atualmente mais de 4 milhões de contas cadastradas, alta de 26% na comparação com o ano anterior, com cerca de R$ 490 bilhões negociados.

Entretanto, a taxa Selic tem passado por um ciclo de altas em 2021 por parte do Banco Central devido ao avanço da inflação. Em geral, um cenário de alta de juros é negativo para o mercado de ações, já que o rendimento dos títulos do Tesouro estão atrelados à Selic e, assim, podem se tornar mais atrativos que o investimento em ações.

Em nota, a bolsa informou que a estátua é uma parceria com o economista Pablo Spyer e o artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli.

*Com informações de Artur Nicoceli

Mais Recentes da CNN