B3 vai lançar índice de empresas com boas práticas no mercado de trabalho

Novo índice faz parte de uma parceria com a consultoria Great Place to Work, e estreará em janeiro de 2022

Índice compõe grupo voltado para as práticas ESG
Índice compõe grupo voltado para as práticas ESG Annie Spratt / Unsplash

João Pedro Malardo CNN Brasil Business*

Ouvir notícia

A B3, empresa que opera a bolsa de valores do Brasil, anunciou na terça-feira (19) que lançará um novo índice que reunirá as ações de empresas que possuem boas práticas em relação ao mercado de trabalho. A ação é uma parceria com a consultoria Great Place to Work(GPTW), e o índice terá o código GPTW B3.

Segundo a companhia, o índice faz parte do grupo de indicadores da bolsa voltados para práticas ESG (Meio ambiente, social e governança, em português). Ele será lançado em janeiro de 2022, e se unirá aos índices de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), de Carbono Eficiente (ICO2 B3) e ao Índice S&P/B3 Brasil ESG.

As empresas que vão compor o índice precisarão ser certificadas pela GPTW e as que integram o ranking nacional de 2021 elaborado pela consultoria das 150 melhores empresas para se trabalhar.

O índice acompanhará o desempenho médio das empresas que preenchem os requisitos e são listadas na B3. Além disso, será necessário que a companhia atenda a critérios de liquidez, como estar presente em 95% dos pregões nos últimos 12 meses, e não estar no grupo “penny stock”, de ativos negociados a valores muito baixos, em centavos.

De acordo com a B3, o principal objetivo do índice é “capturar a geração de resultado positivo” de empresas que investem para melhorar o ambiente de trabalho. Ele será o primeiro índice GPTW do mundo.

*Sob supervisão de Ligia Tuon

Mais Recentes da CNN