Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BC da Austrália eleva taxa básica de juros de 0,85% para 1,35%

    Na última alta de juros, a autoridade monetária havia elevado a taxa em 50 pontos base, de 0,35% para 0,85%

    RBA espera tomar mais medidas no processo de normalização das condições monetárias na Austrália nos próximos meses
    RBA espera tomar mais medidas no processo de normalização das condições monetárias na Austrália nos próximos meses REUTERS/David Gray

    Matheus Andrade, do Estadão Conteúdo

    Ouvir notícia

    O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, de 0,85% para 1,35%, em sua reunião de política monetária nesta terça-feira (5).

    Na última alta de juros, a autoridade monetária havia elevado a taxa em 50 pontos base, de 0,35% para 0,85%.

    O RBA espera tomar mais medidas no processo de normalização das condições monetárias na Austrália nos próximos meses.

    O tamanho e o momento de aumentos futuros das taxas de juros serão guiados pelos dados recebidos e pela avaliação do Conselho sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho, disse o presidente do RBA, Philip Low, em comunicado.

    A autoridade monetária avalia que a inflação global está alta, e vem sendo impulsionada por interrupções relacionadas à Covid-19 nas cadeias de suprimentos, a guerra na Ucrânia e a forte demanda que está pressionando a capacidade produtiva.

    “A política monetária global está respondendo a essa inflação mais alta, embora ainda demore algum tempo até que a inflação volte à meta na maioria dos países”, apontou Low.

    O banco central espera que a inflação tenha um pico na Austrália no próximo ano, e que caia de volta à faixa alvo em 2023, ficando entre 2 e 3%.

    “O aumento de hoje das taxas de juros é mais um passo na retirada do apoio monetário extraordinário que foi implementado para ajudar a economia australiana durante a pandemia”, afirmou Low.

    Mais Recentes da CNN