Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas da Ásia fecham sem direção única, após dados fracos de China e Japão

    Preocupações com o mais recente surto de Covid-19 na China diminuem e abrem espaço para os mercados se recuperarem

    Pessoas passam pela frente de painel eletrônico com cotações do mercado financeiro
    Pessoas passam pela frente de painel eletrônico com cotações do mercado financeiro Reuters

    Sergio Caldas*, do Estadão Conteúdo

    Ouvir notícia

    As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira (1), na esteira de indicadores fracos da China e do Japão e em meio a incertezas sobre o rumo da guerra entre Rússia e Ucrânia.

    O índice japonês Nikkei caiu 0,56% em Tóquio nesta sexta, a 27.665,98 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,65% em Seul, a 2.739,85 pontos, e o Taiex registrou queda de 0,38% em Taiwan, a 17.625,59 pontos.

    Pesquisa da S&P Global e Caixin Media mostrou que o PMI industrial chinês caiu a 48,1 em março, atingindo o menor nível em cerca de dois anos e apontando contração da manufatura, após a China adotar severas restrições em grandes cidades para lidar com uma nova onda de Covid-19.

    Já o relatório “Tankan”, do Banco do Japão (BoJ), revelou que a confiança de grandes fabricantes locais se deteriorou pela primeira vez em sete trimestres.

    Na China e em Hong Kong, no entanto, preocupações com o mais recente surto de Covid-19 diminuíram, abrindo espaço para os mercados se recuperarem.

    Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 0,94%, a 3.282,72 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,47%, a 2.127,82 pontos.

    O Hang Seng, por sua vez, teve modesta alta de 0,19% em Hong Kong, a 22.039,55 pontos.

    A guerra russo-ucraniana também segue no radar. Não houve sinais de alívio significativo no conflito, apesar de recentes negociações bilaterais na Turquia. Segundo o lado ucraniano, as conversas deverão ser retomadas nesta sexta-feira (1).

    Oceania

    Na Oceania, a bolsa australiana ficou ligeiramente no vermelho nesta sexta. O S&P/ASX 200 caiu 0,08% em Sydney, a 7.493,80 pontos.

    *Com informações da Dow Jones Newswires

    Mais Recentes da CNN