Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil bate recorde na colheita da safra da soja em 2021

    Segundo a Abiove, setor colheu 138,9 milhões de toneladas no último ano

    Evandro Cinida CNN

    Em São Paulo

    Ouvir notícia

    Em 2021, o Brasil colheu a maior safra de soja da sua história, com quase 139 milhões de toneladas. O resultado foi um recorde de 86 milhões de toneladas exportadas e quase 48 milhões de toneladas processadas.

    Já para 2022, a projeção não é tão positiva quanto o ano anterior. A estimativa é de novo recuo da venda doméstica de óleo de soja para pouco mais de 7 milhões de toneladas, o mesmo patamar de 2019.

    Em entrevista à CNN, o economista-chefe da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Almaral, falou sobre a expectativa para este ano e ressaltou as dificuldades envolvendo o conflito entre Rússia e Ucrânia. “A guerra afeta a comercialização e a conjuntura de oferta e demanda da soja.”

    “Essa guerra também está afetando a disponibilidade de fertilizantes. Então, nesse sentido, é muito importante que o Brasil busque mecanismos junto aos demais países para que os fertilizantes continuem tendo seus fluxos logísticos e financeiros preservados, de forma que a agricultura brasileira continue recebendo esses insumos tão importantes”, finalizou.

    Veja mais no vídeo acima.

     

    Mais Recentes da CNN