Busca de novos mercados é importante para carne bovina brasileira, diz economista

Volume de carne brasileira exportado para os EUA registrou um aumento de 446% no primeiro bimestre de 2022

Do CNN Brasil Business

Em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, neste sábado (9), o economista Fernando Iglesias comentou sobre as exportações de carne bovina brasileira. Segundo ele, a “busca de novos mercados é importante” para o Brasil.

“O país apresentou um ótimo desempenho de exportação de carne bovina aos Estados Unidos. Isso vem desde o ano passado, o Brasil já vinha escalando as vendas de carne com destino ao mercado norte-americano”, afirmou.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o volume de carne brasileira exportado para os Estados Unidos ultrapassou o de grandes parceiros comerciais americanos no primeiro bimestre de 2022.

O país registrou o envio de mais de 70 toneladas da proteína aos EUA em janeiro e fevereiro — um aumento de 446% em relação a mesmo período de 2021 —, contra cerca de 66 mil toneladas do Canadá, 59 mil toneladas do México, 29 mil toneladas da Nova Zelândia e 29 mil toneladas da Austrália.

Iglesias explica que esse aumento ocorre pois o mercado pecuária na américa do norte está em um período de entressafra.

“A produção de carne no México e no Canadá, parceiros comerciais importantes dos EUA, está reduzida. Da mesma maneira que a situação no mercado estadunidense também aponta para a diminuição do rebanho”. Dessa maneira, o Brasil se beneficia como um fornecedor.

Por fim, o economista menciona que a tendência é de que o país “continue com o bom ritmo de exportações e de crescimento da receita ao longo do ano”, ajudando a balança comercial brasileira.

Veja mais no vídeo acima.

Mais Recentes da CNN