Buscas online por viagens de fim de ano aumentaram até 1.000% nas últimas semanas

Recife e Rio estão entre os destinos nacionais mais procurados para Natal e Réveillon, respectivamente; entre rotas internacionais, Nova York lidera nas duas datas

Isabelle ResendeLucas Janoneda CNN

No Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A menos de dois meses para o início das festas de fim de ano, a procura por passagens aéreas teve aumento nas últimas semanas. É o que revelam os dados de três das principais agências de viagens brasileiras. O levantamento foi feito a pedido da CNN.

A busca por passagens aéreas teve alta de até 63%, de acordo com dados da agência de viagens online Decolar. Segundo a CVC, a comercialização de passagens para o fim do ano cresceu 36%, neste mesmo período.

Já na comparação com o período pré-pandemia (2019) a procura foi ainda maior, ultrapassando 1.000%, segundo a Kayak. Os destinos mais procurados no site da agência são as cidades do Nordeste, seguidas das capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e do Rio Grande do Sul.

De acordo a Decolar, Recife e Rio de Janeiro ocupam a 1ª posição na lista das mais procuradas para o Natal e Réveillon, respectivamente. São Paulo também é destaque e aparece em 2º lugar, nos dois períodos.

No ranking dos dez destinos mais buscados, a maioria está na região Nordeste do Brasil. Em seguida, estão as regiões Sul (Florianópolis e Porto Alegre) e Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

Apesar das restrições impostas por alguns países para a entrada de brasileiros, alguns destinos internacionais também aparecem entre o top 10 de buscas por passagens. Entre eles estão Estados Unidos e Argentina. De acordo com a Decolar, Nova York aparece na 1ª posição para as viagens de Natal e Réveillon. A partir de 8 de novembro, os EUA vão liberar a entrada de brasileiros totalmente vacinados.

Já a CVC apontou um crescimento de 20,6% nas buscas para embarque em dezembro. Segundo a companhia, o número de vendas também aumentou nas últimas semanas. A comercialização de passagens cresceu 36% para o fim do ano. Porto Seguro (BA), Maceió e Balneário Camboriú (SC) os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros para passar o recesso.

Na comparação com o ano passado, o aumento na busca por passagens aéreas para o período de fim de ano é ainda mais expressivo. De acordo com o levantamento feito pela agência online Kayak, para algumas cidades do Nordeste, a procura cresceu mais de 1.000%. Entre as cinco capitais mais procuradas estão: Recife, Fortaleza, Maceió, Salvador e Natal.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas restritivas, a expectativa do setor aéreo é de crescimento superior a 19% até o fim do ano.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que fez essa projeção, esse é melhor índice desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Mais Recentes da CNN