Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Canadá recorre a reservas estratégicas de tradicional xarope

    Organização chamada de "Opep do xarope de bordo" precisou usar suas reservas em meio a um descompasso entre oferta e demanda

    Xarope de bordo é um dos produtos mais tradicionais do Canadá
    Xarope de bordo é um dos produtos mais tradicionais do Canadá @edkills/Unsplash

    Ramishah Marufdo CNN Business*

    Ouvir notícia

    Em meio a um cenário de escassez global, o Canadá está acessando suas reservas estratégicas. Desta vez, para o xarope de bordo.

    O Quebec Maple Syrup Producers (Produtores de Xarope de Bordo de Quebec, em tradução livre), um grupo comercial líder do setor, disse que está liberando cerca de 50 milhões de libras de suas reservas estratégicas de xarope de bordo, quase metade do estoque, informou a Bloomberg.

    A organização apoiada pelo governo, que costuma ser chamada de Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) do xarope de bordo, usa suas reservas para controlar os preços e o fornecimento do produto.

    Em 2020, a província de Quebec produziu 73% de todo o xarope de bordo do mundo, e seu maior cliente, de longe, são os Estados Unidos, que respondem por cerca de 60% do volume de exportação do Canadá.

    A reserva estratégica foi criada para manter o xarope de bordo em estoque durante as safras ruins ou quando a demanda aumentasse. Esse é o caso de agora, após uma primavera quente e curta que levou a um rendimento menor.

    Historicamente, 2021 foi um ano médio para a produção de bordo em Quebec, com uma colheita estimada em 133 milhões de libras, mas as vendas aumentaram 21% em relação ao ano passado, prejudicando a oferta disponível.

    A QMSP não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários do CNN Business. “A pandemia ajudou no nosso caso porque estamos vendo as pessoas cozinhar mais em casa e usar mais produtos locais ”, disse a porta-voz do grupo, Helene Normandin, em uma entrevista à Bloomberg.” Não é apenas em Quebec que a demanda está aumentando”.

    A reserva já foi notícia no passado. Entre 2011 e 2012, 3.000 toneladas de xarope de bordo, avaliadas em quase 20 milhões de dólares canadenses, foram secretamente desviadas da reserva em um roubo notório conhecido como “o grande roubo de xarope de bordo canadense”.

    *(Texto traduzido. Clique aqui para ler o original, em inglês)

    Mais Recentes da CNN