Como o novo CEO do eBay transformou a empresa numa vencedora em meio à pandemia

Ações do eBay subiram mais de 30% em 2021

Logo do Ebay
Logo do Ebay SOPA Images/LightRocket via Gett

Paul R. La Monicada CNN

Nova York

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Quando o PayPal se separou do eBay há alguns anos, o eBay era considerado a empresa menos empolgante. Mas esse certamente não é o caso em Wall Street este ano.

As ações do eBay subiram mais de 30% este ano, enquanto as do PayPal despencaram mais de 20%.

As empresas tiveram um 2021 totalmente diferente. O PayPal, que agora permite que as pessoas comprem e vendam bitcoin, está sujeito à volatilidade do mercado de criptomoedas e a preocupações com seus rumores de que pretende comprar o Pinterest, embora o PayPal tenha dito o negócio não estava acontecendo.

O Ebay, por outro lado, fez um grande retorno durante a pandemia, graças às apostas em várias partes do mercado de comércio digital em rápido crescimento – ou seja, tênis, lembranças esportivas e peças de automóveis.

O CNN Business conversou com o CEO do eBay, Jamie Iannone, que voltou à companhia em abril de 2020, sobre a transformação da empresa em uma varejista.

“Isso é parte de uma recriação de vários anos do eBay. Essas categorias nas quais estamos nos concentrando são enormes”, disse Iannone, que foi executivo da Barnes & Noble and Walmart antes de retornar ao eBay, onde trabalhou para a maioria dos anos 2000.

Focando mais nos compradores recorrentes

Iannone ajudou a empurrar o eBay para mercados onde os compradores estão dispostos a gastar muito dinheiro várias vezes por ano. E Wall Street gosta disso.

As ações do eBay subiram mais de 70% desde que Iannone voltou para a empresa. Isso é melhor que os ganhos do PayPal e do mercado em geral durante o mesmo período. O pivô para compradores jovens e apaixonados tem sido uma grande vitória para a empresa.

Iannone disse que o eBay percebe que há uma grande diferença entre seus compradores casuais e os chamados compradores poderosos, que fazem compras de quase US$ 1 mil várias vezes por ano.

CEO do eBay, Jamie Iannone
CEO do eBay, Jamie Iannone / Reprodução/Twitter/Ebay News

É nesse público que o eBay está colocando grande parte de sua atenção, disse Iannone, porque faz mais sentido atender aos clientes leais em vez de gastar muito mais dinheiro em marketing e publicidade apenas para aumentar a base geral de usuários.

“Alguns dos [compradores] acordam, pegam uma xícara de café e procuram o eBay”, disse Iannone. “Estávamos muito focados em adquirir compradores e consegui-los a qualquer custo. Agora estamos contando com os entusiastas”.

Como resultado desse novo enfoque, Iannone disse que o eBay ganhou mais dinheiro vendendo cartões colecionáveis ​​no segundo trimestre deste ano do que nessa categoria em todo o ano de 2020, por exemplo.

Os ‘empreendedores acidentais’ dão um impulso ao eBay

Iannone disse que adora conhecer pessoas que abriram lojas no eBay e agora vivem disso. Isso inclui alguém que foi demitido pelo time de basquete Orlando Magic durante o encerramento da temporada da NBA em 2020 e agora vende tênis em tempo integral no eBay.

É uma história comum durante a pandemia, disse ele, quando muitas pessoas deixaram a força de trabalho tradicional.

“Esses são os empreendedores acidentais”, afirmou Iannone, acrescentando que, embora a maioria das pessoas na plataforma diga que começou a vender no eBay para aumentar sua renda, quase 15% o estão fazendo porque perderam o emprego.

A empresa também está aproveitando o poder da mídia social e da comunidade de influenciadores – incluindo uma campanha de marketing de tênis no TikTok.

A empresa aumentou seus esforços para autenticar o valor de itens como sapatos, cartões de beisebol e instrumentos musicais. Por exemplo, o eBay acaba de adquirir o serviço de autenticação de tênis Sneaker Con.

E o próprio Iannone comprou recentemente um oboé “mal usado” para sua filha no eBay.

“O Ebay foi um pioneiro na troca e re-comércio de itens colecionáveis”, disse Iannone. “Estamos inclinados a isso. É tudo uma questão de reconquistar a confiança na plataforma.”

Acessórios para veículos motorizados são a próxima grande área de foco para o eBay, disse ele, acrescentando que quando ele precisou de uma peça para um pára-brisa, ele encontrou um encaixe perfeito no eBay por US$ 9 que provavelmente custaria US$ 40 na concessionária.

Compre agora e pague depois – mas não com bitcoin

A empresa também é adotando formas de pagamento mais modernas para continuar atraindo clientes da geração Y e da geração Z mais jovens.

O eBay agora aceita Apple Pay e Google Pay, e está experimentando a tendência “compre agora, pague depois (chamado de BNPL)” na forma de uma parceria na Austrália com a Afterpay.

“Isso ajuda a atrair novos clientes para a plataforma. As pessoas gostam de usá-la para itens de alto preço”, disse Iannone. “O BNPL está trazendo um grupo demográfico mais jovem.”

Mas uma tendência que o eBay ainda não está adotando é o bitcoin. Dada a volatilidade nas criptomoedas, Iannone disse que a empresa não aceitará nenhuma delas como forma de pagamento “no futuro previsível”.

(Texto traduzido. Leia a matéria original aqui)

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