Conexão Agro: Estiagem castiga lavouras no sul do Brasil

Produção de soja e milho são as mais afetadas com falta de água e acumulam perdas significativas

Evandro Cinida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A estiagem vem castigando lavouras no sul do Brasil com perdas significativas para a soja e o milho. Um levantamento feito pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Ascar) indica que, só no Rio Grande do Sul, mais de 130 mil propriedades foram atingidas pela seca, com cerca de 5 mil famílias sem água para cuidar da lavoura.

Em Santa Catarina, o baixo volume de chuva vem atingindo principalmente a região oeste do estado. A média aguardada para o último mês era de 150 milímetros, mas a precipitação foi de apenas 31 mm.

Por conta do cenário preocupante, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento avalia a possibilidade de intermediar com instituições financeiras a prorrogação do pagamento das dívidas dos produtores rurais dos três estados da região sul e também de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste.

O agricultor, porém, é o responsável por enviar às secretarias estaduais a documentação necessária para o decreto de emergência nas localidades.

Veja mais no vídeo acima

Mais Recentes da CNN