Cotações do trigo na Bolsa de Chicago atingem maior valor desde 2008

Guerra na Ucrânia vem impactando exportações do cereal, com paralisação e redução das vendas para o mercado internacional

Roberta Russoda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

As cotações do trigo na Bolsa de Chicago, nos Estados Unidos, subiram cerca de 40% só nos primeiros dez dias de março. Nas últimas semanas, o preço do cereal atingiu o maior valor dos últimos 13 anos.

Entre os responsáveis, está a guerra na Ucrânia, que fez paralisar as exportações e o abastecimento para o resto dos países ser reduzido.

A Rússia é um dos maiores produtores de trigo do mundo, mas não é apenas esta commodity que sofre com os conflitos no Leste Europeu. Em entrevista à CNN, o diretor da consultoria de mercado Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, deu um panorama do impacto das tensões também para os mercados da soja e do milho.

“O milho, em primeiro lugar, é um produto substituto ao trigo. A Rússia, que é um dos maiores produtores desse cereal, sofre agora complicações de colocar o grão para fora do país sobrecarregando então outros produtos e outras origens de cereais em geral”, explicou.

Veja mais no vídeo acima.

Mais Recentes da CNN