Dono de Animale e Hering, Grupo Soma tem alta de 40% no lucro do 4º trimestre

Ebitda da empresa foi de R$ 89 milhões no trimestre, marcando crescimento de 31,1% ano a ano

Loja da varejista de moda Hering
Loja da varejista de moda Hering Divulgação

André Romanida Reuters

em São Paulo

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A varejista de moda Grupo Soma, dona de marcas como Animale, Farm e Hering, teve alta de 18,9% no lucro líquido do quarto trimestre frente a igual período do ano anterior, para R$ 47,4 milhões, divulgou a empresa na noite da última quinta-feira (17).

O resultado não contabiliza os números da Cia Hering, cuja aquisição pelo Soma foi aprovada em assembleia de acionistas em setembro.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 89 milhões no trimestre, crescimento de 31,1% ano a ano.

A receita líquida avançou para R$ 658,1 milhões, expansão de 38,6% em comparação ao mesmo período de 2020.

No segmento de varejo, a companhia registrou expansão de 23,2% em vendas em mesmas lojas frente a um ano antes.

O Grupo Soma informou ainda que obteve crescimento nas vendas no primeiro bimestre deste ano de 58,8% na comparação anual. O dado exclui desempenho da Hering.

Incluindo os números da Hering, a Soma teve lucro de R$ 44,8 milhões no quarto trimestre do ano passado, alta de 12,3% sobre o desempenho de 2020. Já as vendas mesmas lojas da marca no primeiro bimestre subiram 28,5%.

A empresa afirmou que a Hering teve receita líquida de R$ 559,2 milhões no quarto trimestre, alta de 31,6% ante o mesmo período de 2020.

“A Hering teve 2021 altamente comprometido e prejudicado não só pelo fechamento do varejo físico em março e abril, em especial em São Paulo, onde tem uma alta concentração de lojas, mas principalmente por uma desorganização da sua cadeia produtiva, que se encontrava completamente dessincronizada e repleta de rupturas”, afirmou a Soma no balanço.

A companhia afirmou que a estratégia após a incorporação da Hering foi priorizar a recuperação dos níveis de entrega de mercadorias “por meio de terceirização de produto acabado de forma a proteger a rede de franqueados e multimarcas, assim como gerar incremento nominal de margem de contribuição”.

Segundo a Soma, a estratégia acabou pressionando pontualmente as margens, “porém é altamente positiva quando pensamos no médio e longo prazo da relação com os parceiros”.

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