Em recorde, 36 empresas estrangeiras solicitaram instalação no Brasil em 2021

Governo federal atribui número à redução de burocracia no processo, com tempo médio de análise caindo de 45 dias para três

Processo de abertura de empresas passou a ser digital desde 2019
Processo de abertura de empresas passou a ser digital desde 2019 Marcos Santos/USP Imagens

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

O governo federal informou que o número de empresas estrangeiras solicitando instalação no Brasil atingiu um valor recorde em 2021, de 36. A redução no tempo médio de análise de pedidos é atribuída como a principal causa para o resultado.

Em nota, o governo afirma que tem tomada medidas de “combate à burocracia” para melhorar o ambiente de negócios brasileiro.

O processo de abertura de filiais de empresas estrangeiras foi simplificado, com o tempo médio de concessão de autorização caindo de 45 dias para 3, em média.

A autorização passou a ser concedida de forma digital a partir de 2019. Anteriormente, todos os documentos precisavam ser entregues em duas vias, pessoalmente ou pelos Correios, para um departamento do Ministério da Economia.

O processo pode ser realizado agora pela plataforma gov.br. Entre 2019 e 2021, foram autorizadas 92 solicitações de empresas estrangeiras, ante 21 entre 2016 e 2018.

Mais Recentes da CNN