Embalagens biodegradáveis substituem plástico e começam a ganhar mercado 

Consumidor também está mais atento a questões ligadas à sustentabilidade

Tiago Américo, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Embalagens biodegradáveis estão ganhando o mercado como uma alternativa mais sustentável no lugar do plástico, um dos grandes vilões do meio ambiente, responsável por oito milhões de toneladas por ano de resíduos, que vão parar no oceano.

Algumas empresas brasileiras trabalham para tentar reduzir esse volume de garrafas, sacolas e outras embalagens de plástico. A Camargo Cia Embalagens, por exemplo, controla cada material de embalagem para não deixar os alimentos estragarem e ainda não poluir.

A demanda por esses produtos já aumentou na empresa e impactou no crescimento da empresa em 20%. No entanto, o diretor Felipe Toledo acredita que pode crescer ainda mais. “A vertente de sustentabilidade ainda é uma parte da empresa, mas percentualmente ou em termos de velocidade é a aplicação que mais cresce”, explicou.

Além de produzir embalagens biodegradáveis, a Desembala também oferece produtos mais concentrados, que exigem recipientes menores, demandando menos material, incluindo uma grande redução no uso de água para a produção.

A startup Mush pensou em uma alternativa para diminuir o consumo de material não biodegradável. Essa é a produção de placas acústicas decorativas. O processo aproveita resíduos do agronegócio, como milho, trigo e soja.

Demanda

De acordo com um levantamento da Kantar, o consumidor está cada vez mais atento a questões ligadas à sustentabilidade. Segundo a pesquisa, 47% deles acreditam que os responsáveis por controlar e limitar o desperdício de plástico são os fabricantes dos produtos. 

Porém, grande parte ainda tem dificuldade de identificar marcas que praticam ações sustentáveis. “Empresas que não estiverem alinhadas com o tema, vão perder espaço”, diz Aron Belinky, especialista em sustentabilidade. “A capacidade de atender a sociedade gerando menos impacto é um diferencial competitivo que tem a ver com a sustentabilidade”.

Embalagens biodegradáveis começam a ganhar mercado 
Embalagens biodegradáveis começam a ganhar mercado (19.ago.2021)
Foto: Reprodução / CNN

Mais Recentes da CNN