Escassez na Bacia do Rio Paraíba do Sul vira alvo dos MPs Estadual e Federal

O Rio Paraíba do Sul é um dos principais responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana do Rio de Janeiro

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A crise hídrica que afeta diversos estados brasileiros se tornou uma preocupação das autoridades e virou alvo dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, após a escassez de água chegar na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Os órgãos enviaram ofícios à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), questionando o planejamento para enfrentar os impactos provocados pela escassez hídrica. As duas entidades têm 12 dias para prestar esclarecimentos.

A Agência Nacional de Águas deve responder se pretende declarar a situação crítica de escassez na bacia e quais são as condições com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a operação dos reservatórios existentes.

 

 

Já o comitê da Bacia do Paraíba do Sul precisa esclarecer se existe alguma ação de emergência ou contingência e quais instrumentos de prevenção serão usados para minimizar a crise.

O Rio Paraíba do Sul é um dos principais responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Para Raquel Landim, analista de Economia da CNN, diversos especialistas acreditam que ter um racionamento mais enxuto agora seria mais válido do que aguardar a situação se agravar ainda mais.

Mais Recentes da CNN