Estas são as marcas de carros mais valiosas do mundo em 2022

Entre as 100 empresas mais valorizadas do planeta, apenas oito estão diretamente ligadas à indústria automotiva

Thiago Morenocolaboração para o CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

Desde o início da pandemia, o cenário da indústria automotiva global vem piorando. Produção em queda, escassez de suprimentos e dificuldades logísticas estão impactando as operações.

Além disso, com mais países impondo datas para o fim da comercialização de veículos a combustão, as empresas foram obrigadas a realizar pesados investimentos para o desenvolvimento de veículos elétricos, que viram sua demanda subir nos últimos dois anos.

Por conta disso, o valor de algumas marcas ligadas diretamente à produção de automóveis vem caindo nos últimos anos.

Isto ficou evidente no levantamento das marcas mais valiosas do mundo divulgado pela consultoria Brand Finance. O ranking é liderado por empresas de tecnologia, com Apple, Amazon e Google e entre as 100 marcas mais valiosas do ranking, apenas 8 são do setor automotivo.

Porém, marcas especializadas em carros elétricos, como a Tesla e a BYD, mostraram crescimento forte ante 2021. A última, inclusive, entrou como uma das 10 marcas que mais cresceram em valor.

De acordo com a Brand Finance, o levantamento das marcas mais valiosas do mundo leva em consideração o mapeamento da capacidade das empresas em atrair consumidores, gerar lealdade de marca e motivar funcionários. A partir daí é calculado o valor estimado de marca.

Confira quais são as marcas automotivas mais valiosas entre as 100 primeiras do ranking de 2022:

Mais Recentes da CNN