Estes são os 10 carros mais seguros do Brasil atualmente

Separamos em uma lista os modelos à venda em nosso mercado que obtiveram as melhores notas em crash-testes

Thiago Moreno, colaboração para o CNN Brasil Business

Ouvir notícia

Segurança é importante para você na hora de comprar um carro novo? A popularização de itens como airbags e freios ABS só se deu a partir de 2014, quando eles se tornaram obrigatórios por lei e determinaram o fim de verdadeiros “dinossauros” do mercado, como a Volkswagen Kombi e o Fiat Uno Mille.

Para avaliar a segurança dos carros vendidos atualmente, a Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, efetua testes de impacto em veículos oferecidos na região, avaliando a proteção de ocupantes adultos nos bancos dianteiros, crianças no traseiro com assentos adequados, pedestres em caso de atropelamento e o nível de equipamentos de segurança disponíveis de fábrica em todas as versões do carro.

O teste do Latin NCAP qualifica a segurança do carro com pontos e estrelas a partir dos impactos realizados em ambiente controlado. Eles envolvem batida frontal com barreira deformável, impacto lateral, simulação de atropelamento e até proteção à coluna em caso de impacto na traseira, entre outros.

Separamos aqui os 10 modelos com as melhores notas nos testes feitos pela entidade entre 2016 e 2020, referentes aos modelos ainda à venda no Brasil como 0 km.

Para chegar à nota final, a proteção do modelo é qualificada como boa, adequada, marginal, fraca ou pobre para áreas específicas do corpo de passageiros adultos na fileira dianteira e infantis na parte traseira do veículo. Para conseguir a nota máxima de cinco estrelas, além de ter que ir bem nos testes, os carros precisam ter um determinado nível de equipamentos de segurança de série, como controle de estabilidade, por exemplo, que ainda não é obrigatório no Brasil.

Todos os modelos da lista conquistaram cinco estrelas nas duas categorias do teste, para adultos e crianças, significando que são seguros e aprovados pela entidade, mas se diferenciam pela nota total. Eles foram ordenados da menor para a maior nota. Vale lembrar que lançamentos recentes como o Volkswagen Nivus e o Corolla Cross ainda não foram testados pelo Latin NCAP.

Os carros mais seguros do Brasil

 

Tópicos

Mais Recentes da CNN