Etanol barato na França impulsiona demanda por kits de conversão de motor

Líder de mercado FlexFuel Energy Development diz que entregou 6.400 kits de conversão nos primeiros 22 dias de março

Bomba de etanol E85 em posto de gasolina perto de Paris, França.
Bomba de etanol E85 em posto de gasolina perto de Paris, França. 30/03/2022 REUTERS/Gonzalo Fuentes

Forrest Crellin e Sybille de La Hamaideda Reuters

da Reuters

Ouvir notícia

As vendas de kits que permitem que motores a gasolina funcionem com etanol estão aumentando na França, à medida que os motoristas passam a usar o combustível renovável mais barato em um momento de alta dos preços do petróleo.

A líder de mercado FlexFuel Energy Development diz que entregou 6.400 kits de conversão nos primeiros 22 dias de março, um aumento de 80% em relação aos 3.468 em fevereiro e quase três vezes os 2.166 de janeiro, mostraram dados da empresa.

“As pessoas pensam que agora é a hora, realmente há interesse em mudar para o etanol“, disse Sylvain Demoures, secretário-geral do grupo francês de produtores de etanol SNPAA.

Embora seja necessário mais bioetanol do que gasolina padrão para percorrer uma distância equivalente, na França a diferença de preço entre os dois –principalmente devido a uma taxa menor sobre o combustível à base de grãos e beterraba– mais do que compensa isso.

O E85, um combustível de motor contendo até 85% de etanol, foi vendido a uma média de 0,92 euro por litro em postos de gasolina franceses em 25 de março, contra 1,97 euro/litro da SP95-E10, a gasolina mais utilizada, mostraram dados.

Os preços da gasolina no varejo dispararam em todo o mundo este mês, devido a preocupações com interrupções no fornecimento após duras sanções impostas pelo Ocidente em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, levando os consumidores a procurar alternativas mais baratas ou reduzir o consumo.

Mais Recentes da CNN