Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA confirmam conversas com Venezuela sobre petróleo

    Secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que o país continuará negociando com produtores ao redor do mundo

    Renata Souzada CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (7), a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou que representantes dos Estados Unidos conversam sobre “questões energéticas” com líderes venezuelanos. 

    “O propósito da viagem pelas autoridades foi discutir vários pontos, incluindo algumas questões energéticas, mas também falar sobre o bem-estar dos cidadãos”, afirmou. 

    As negociações dos EUA acontecem após uma escalada no preço do barril de petróleo, em consequência da Guerra na Ucrânia, e das discussões sobre suspender a compra de combustível russo. 

    “O presidente [Joe Biden] fará tudo em seu alcance para reduzir o impacto ao povo americano, inclusive o preço da gasolina nos postos. Mas Putin invadiu um país soberano, isso levou a instabilidade no mercado.” E complementou: “Nós vamos continuar falando com grandes produtores de petróleo pelo mundo todo para conseguir mitigar esse impacto”. 

    Sobre medidas para reduzir o consumo de petróleo russo, Psaki afirmou que é um ponto em discussão, mas não revelou prazos nem confirmou decisões. 

    12º dia de conflito

    Os confrontos na Ucrânia continuam, 12 dias após a invasão da Rússia. Ainda nesta segunda-feira, as delegações russa e ucraniana se reuniram para uma nova rodada de negociações. A conversar terminou com “pequenos avanços” sobre os corredores humanitários.

    Desde o início da guerra, mais de 1,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, segundo informações da Agência da ONU para refugiados. Ainda hoje, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou para a Polônia levando mantimentos aos refugiados e retornará trazendo brasileiros que fugiram do conflito.

    Mais Recentes da CNN