Faturamento do e-commerce na Black Friday tem alta de 7,1% , aponta pesquisa

Cyber Monday, com descontos exclusivos no comércio digital, teve alta maior, de 17,7% em relação a 2020

Número de pedidos na Black Friday teve uma leve queda, de 0,2%
Número de pedidos na Black Friday teve uma leve queda, de 0,2% Pexels/ Karolina Grabowska

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

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Um levantamento da empresa Neotrust divulgado nesta terça-feira (30) aponta que o e-commerce teve uma alta de 7,1% no faturamento com a Black Friday na comparação com o mesmo período de 2020. O estudo englobou o período da meia-noite de quinta-feira (25) até às 23h59 do domingo (28).

O faturamento total foi de R$ 7,52 bilhões, com um ticket – valor gasto – médio de R$ 654,06, 7,2% maior ante 2020. O preço médio do frete caiu 8%, para R$ 20,02, mas o número de pedidos teve uma leve queda, de 0,2%, com 11,5 milhões.

Segundo o estudo, as cinco categorias mais compradas nos quatro dias foram moda e acessórios, beleza e perfumaria, eletroportáteis, telefonia e eletrodomésticos. Já as com maior faturamento foram telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e moda e acessórios.

A região Sudeste manteve a dominância na participação dos pedidos, sendo responsável por 60% do total, seguida pelo Nordeste (17%), Sul (15%), Centro-Oeste (6%) e Norte (25). O estado do Amazonas teve o maior crescimento no número de pedidos (26%), e o Rio de Janeiro, o menor (6%).

Em relação ao perfil do consumidor, 35% deles têm entre 26 e 35 anos, com 34% entre 36 e 60, 16% até 25 anos e 15% com mais de 51. As mulheres foram a maioria dos compradores, com 57% de participação.

Outro dado do levantamento é sobre a forma de pagamento, e o cartão de crédito continuou sendo o principal, sendo usado em 82,4% dos pedidos. O Pix, novidade neste ano, foi usado para pagamento em 3,5% dos pedidos.

Cyber Monday

A Black Friday é sucedida pela chamada Cyber Monday, um evento que também surgiu nos Estados Unidos, mas cujos descontos são exclusivos para o e-commerce. Neste ano, ela ocorreu na última segunda-feira (29).

O faturamento total do e-commerce no dia, segundo a Neotrust, foi de R$ 827 milhões, um valor 17,7% maior que o de 2020.

O número de pedidos teve uma alta de 6,9%, atingindo 1,62 milhões, enquanto o ticket médio subiu mais,10,1%, para R$ 509,53.

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