Há vagas: multinacionais buscam mais de 700 estagiários e trainees

Vagas abertas são em empresas como Ambev, Bayer e Google; algumas das oportunidades são exclusivas para pessoas negras

Programas de estágio e trainee de 2020 priorizam diversidade e inclusão
Programas de estágio e trainee de 2020 priorizam diversidade e inclusão Foto: You X Ventures/Unsplash

Wesley Santanacolaboração para o CNN Brasil Business

Ouvir notícia

Um levantamento do CIEE mostrou que, embora ainda longe dos níveis pré-pandemia, o número de oportunidades para estagiários tem aumentado.

O  CNN Brasil Business mapeou os processos seletivos abertos pelo país. Ao todo, são mais de 700 vagas, em empresas de diversos setores, algumas exclusivas para pessoas negras. Confira a seguir quais são e como se inscrever nessas oportunidades.

Ambev

A Ambev está com 300 vagas abertas, entre estágio e trainee, nas áreas de finanças, tecnologia, negócios, suprimentos e logística. Todo o processo seletivo é realizado de forma virtual e às cegas, o que impede que os candidatos sejam escolhidos por critérios físicos, como idade e gênero, ou pelo curso.

Paralelamente, a cervejaria ainda mantém o programa Representa, que é exclusivo para profissionais negros. Além do salário, compatível com o do mercado, os selecionados receberão benefícios, como vale-refeição, vale-transporte, bolsa de estudos de inglês, mentoria, apoio psicológico, orientação financeira e jurídica, e salário extra no primeiro mês de contrato.

As inscrições seguem abertas até dia 14 de setembro e são aceitos candidatos que estão nos dois últimos anos da graduação. A previsão de início é para o começo de 2022.

Bayer

O programa da Bayer está em busca de 160 estudantes em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Os selecionados vão trabalhar nas áreas agrícola, farmacêutica e de bens de consumo.

Toda a seleção vai ser conduzida via internet, por meio de uma plataforma desenvolvida exclusivamente para o processo. A farmacêutica ainda formulou uma trilha de aprendizagem, com encontros temáticos mensais, mentorias e acompanhamentos, visando fortalecer competências que desenvolvam os estagiários para ocupar cargos estratégicos na companhia.

Podem se inscrever alunos do ensino técnico e superior de todas as áreas do conhecimento, que tenham a possibilidade de assinatura de estágio por até dois anos. As inscrições vão até o dia 13 de setembro. Os contratados receberão bolsa auxílio e outros benefícios que variam conforme a localidade.

Google

O Google quer contratar talentos negros para atuar nas áreas tecnológicas, por meio do Next Step Tech. O projeto, feito em parceria com a Olabi, tem duração de dois anos e é restrito aos moradores da cidade de Belo Horizonte (MG).

A big tech pede que os interessados tenham previsão de formatura para 2024 e promete desenvolver habilidades profissionais, interpessoais e analíticas específicas do setor de tecnologia.

As inscrições podem ser realizadas até dia 24 de setembro e são aceitas pessoas negras matriculadas em cursos de computação e áreas correlatas, mas que estudem em universidades da capital mineira.

Moville

O grupo Moville, controlador de marcas como iFood e Sympla, abriu a edição 2022 do Mobile Dream, com oportunidades para 100 estagiários. O processo também é realizado às cegas e não é preciso conhecimento inglês para se candidatar. A ideia é que os estudantes trabalhem na empresa em que tiver mais afinidade

Estão aptos estudantes de qualquer curso de graduação com mais de 18 anos e disponibilidade para um ano de contrato, independentemente da localidade.

As inscrições são online até 27 de setembro e as vagas para atuação remota, em razão da pandemia. Bolsa de inglês, plano de saúde e trilha de aceleração são alguns dos benefícios.

TIM

Nesta semana, a TIM informou que quer contratar 165 estudantes de diversas áreas. A operadora está procurando novos profissionais para os setores de auditoria, compliance, estratégia, financeiro, recursos humanos, entre outros.

Para se candidatar, os alunos precisam ter disponibilidade de trabalho entre um ano e meio e dois anos. A empresa afirma que promove a diversidade no seu quadro de funcionários, por isso incentiva a inscrição de mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiências.

A seleção, composta por cinco etapas, está disponível na página virtual até o dia 18 de outubro, com vagas para as seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Schneider Electric

A divisão brasileira da Schneider Electric está fechando o programa de estágio que tem início previsto para novembro. A empresa de energia está procurando estudantes de várias áreas, a partir do terceiro semestre, sem necessidade de inglês fluente.

As vagas são nas cidades de Blumenau (SC), Campinas (SP), Cajamar (SP) e São Paulo (SP), com processo seletivo totalmente digital. Entre os benefícios, os estagiários contarão com assistência médica, vale-refeição, vale-transporte, folga no aniversário e flexibilidade de jornada.

Embora aceite candidatos de muitos cursos, cada unidade procura profissionais de áreas específicas. As candidaturas podem ser realizadas até o dia 18 de setembro pela internet com possibilidade de atuação presencial, remota e híbrida.

Mais Recentes da CNN