Heineken esclarece polêmica a respeito de garrafas sem rótulo e cerveja falsa

A marca divulgou em suas redes sociais um vídeo que explica por que o rótulo “desaparece” ao longo do tempo

Garrafas de cerveja Heineken
Garrafas de cerveja Heineken Foto: Stella de Smit / Unsplash

Mariangela Castro*, do CNN Brasil Business

Ouvir notícia

Tem circulado no WhatsApp um vídeo que sugere que garrafas de 600 ml da Heineken que estão com o rótulo apagado contêm cervejas falsificadas. Para esclarecer que isso não passa de fake news e tranquilizar os consumidores, a marca divulgou em suas redes sociais um vídeo que mostra por que o rótulo “desaparece” ao longo do tempo.

A explicação é simples: 70% das embalagens do grupo Heineken são reutilizadas. Isto é, são recolhidas após o consumo, lavadas, esterilizadas e reenvasadas dentro das cervejarias. O problema é que, quando as garrafas retornáveis são expostas à umidade decorrente da refrigeração, o rótulo pode perder a cor.

Em nota, a empresa garante que “é uma característica pontual” e que já implementou uma tecnologia no processo produtivo que identificará e impedirá o reuso de garrafas com rótulo apagado no momento em que elas retornarem para a cervejaria.

De qualquer forma, a marca assegura que os consumidores podem consumir o produto normalmente. “É a mesma Heineken de sempre que todos conhecem, em uma embalagem retornável que está em linha com nosso respeito pelo meio ambiente”, diz a empresa.

O processo de reutilização de garrafas é comum no mercado de bebidas, pois este retorno de embalagens de vidro reduz o descarte de resíduos e contribui positivamente com o meio ambiente.

O grupo Heineken afirma que continuará estimulando o uso de retornáveis e buscando alternativas para aumentar a circulação dos produtos.

 

* Com supervisão de Natália Flach

Mais Recentes da CNN