Ibovespa inicia negociações em 2022 com novas ações após 3ª prévia; confira

Mudanças no principal índice da B3 entram em vigor nesta segunda-feira; ações do novo índice IGPTW também foram divulgadas

Sede B3
Sede B3 REUTERS/Amanda Perobelli

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

Além de retomar as negociações nesta segunda-feira (3), o Ibovespa conta com algumas mudanças.

A divulgação da terceira prévia do principal índice da Bolsa de Valores brasileira na última quarta-feira (29) contou com a inclusão de ações de três empresas, e a retirada de outras duas.

Com as mudanças, passam a compor o índice no período entre 3 de janeiro e 29 de abril os papéis da Positivo (POSI3), CSN Mineração (CMIN3) e 3R Petroleum (RRRP3). Ao todo, o Ibovespa passa a ter 93 ativos de 90 empresas.

Por outro lado, a unit da Getnet (GETT11) e a ação preferencial do Banco Inter (BIDI4) foram retiradas do Ibovespa na terceira prévia.

O ativo da Vale (VALE3) continua tendo o maior peso na composição do Ibovespa, com 14,783% na terceira prévia ante 14,477% no período entre 6 de setembro de 30 de dezembro de 2021.

A ação é seguida pelas preferencias da Petrobras (PETR4, com 6,582%), Itaú Unibanco (ITUB4, com 5,142%) e Bradesco (BBDC4, com 4,556%), além do papel ordinário da Petrobras (PETR3, 4,205%).

O papel da Porto Seguro (PSSA3) chegou a entrar na primeira prévia da carteira do Ibovespa para os primeiros quatro meses de 2022, mas ficou de fora das duas prévias subsequentes.

Novo índice

A B3, empresa responsável pelo funcionamento da bolsa de valores, também divulgou na última quarta-feira a composição de todos os seus índices, incluindo um novo, que estreia na próxima terça-feira (4).

O índice Great Place to Work (GPTW) reúne as ações de empresas que possuem boas práticas em relação ao mercado de trabalho segundo a consultoria Great Place to Work.

Ele faz parte do grupo de indicadores da bolsa voltados para as práticas ESG (Meio ambiente, social e governança, em português).

Dentre as ações que farão parte do índice, as com maior participação (3,5714% cada) são as da Ambev (ABEV3), B3 (B3SA3), Cielo (CIEL3), ClearSale (CLSA3), Getnet (GETT11), Intelbras (INTB3), Itaú Unibanco (ITUB4), Magazine Luiza (MGLU3), Santander Brasil (SANB11), Telefônica Brasil (VIVT3) e Wiz (WIZS3).

Ao todo, 45 ativos compõe o novo índice. Confira:

Mais Recentes da CNN