Indicadores mostram que ações no mercado dos EUA podem cair ainda mais

CNN Business Fear & Greed Index, que analisa sete medidas de sentimento do mercado, vem mostrando sinais de medo extremo na semana passada

Quedas devem ocorrer até que mercado atinja o fundo, visto que o banco central norte-americano deve aumentar as taxas de juros
Quedas devem ocorrer até que mercado atinja o fundo, visto que o banco central norte-americano deve aumentar as taxas de juros EUA11/04/2022REUTERS/Andrew Kelly

Paul R. La Monicado CNN Business

Ouvir notícia

As ações de Nova York caíram durante todo o ano. O Nasdaq, que caiu quase 25% em 2022, está em baixa. O S&P 500 está em uma sequência de seis semanas de derrotas e cerca de 16% abaixo de seu recorde histórico. Mas as ações ainda podem ter muito mais espaço para cair?

Alguns argumentariam que o breve mercado de baixa induzido pela Covid-19 na primavera de 2020 (no Hemisfério Norte) não fez muito para mudar o sentimento dos investidores.

Na verdade, o generoso estímulo pandêmico pode ter piorado ainda mais a mania especulativa. Parece que muitas pessoas usaram parte do dinheiro do governo para negociar ações de memes, criptomoedas e outros investimentos arriscados.

Mas ações de empresas como GameStop e AMC, bem como bitcoin e outras criptos, foram esmagadas em 2022.

CNN Business Fear & Greed Index, que analisa sete medidas de sentimento do mercado, vem mostrando sinais de medo extremo na semana passada.

Apesar disso, o mercado mais amplo pode ainda não ter atingido o proverbial ponto de capitulação, o sentimento generalizado de rendição entre os investidores que muitas vezes sinaliza um fundo. Afinal, o S&P 500 ainda está sendo negociado cerca de 20% acima dos níveis pré-pandemia.

Mais vendas podem estar nas cartas antes que o mercado de urso siga seu curso

Portanto, as ações podem cair muito mais antes que o mercado finalmente atinja o fundo, especialmente porque o Federal Reserve, o banco central norte-americano, parece ter a intenção de aumentar as taxas de juros de forma mais agressiva para combater a inflação – não importa o que aconteça com as ações.

“A atual combinação de um mercado de trabalho excepcionalmente forte e inflação excessivamente alta aumenta a probabilidade de o Fed manter o curso dos aumentos de taxas – mesmo que o S&P 500 caia em território de mercado em baixa”, disse Gavin Stephens, diretor de gerenciamento de portfólio da Goelzer Gestão de Investimentos, em um e-mail.

“A história mostra que o Fed vai tolerar grandes quedas nos preços das ações se as condições o justificarem. Essas condições estão em vigor hoje, o que significa que não devemos esperar que o Fed venha em socorro do mercado de ações neste momento”, acrescentou.

A boa notícia para os investidores é que as ações estão agora muito mais baratas do que antes da queda do mercado deste ano. De acordo com dados da FactSet, o S&P 500 está sendo negociado a cerca de 16,6 vezes as estimativas de ganhos para este ano. Isso está abaixo das médias de cinco e dez anos para o índice.

Mas as ações podem ser “baratas” por um bom motivo. Os lucros do primeiro trimestre aumentaram apenas cerca de 9% em relação ao ano anterior, a taxa de crescimento mais lenta desde o quarto trimestre de 2020.

Espera-se que o crescimento do lucro caia ainda mais no curto prazo. Os lucros devem subir apenas 4,4% no segundo trimestre, de acordo com a FactSet. E mais aumentos nas taxas do Fed afetarão os lucros.

“Ainda não parece que é hora de chamar o fundo”, disse Christopher Smart, estrategista-chefe global e chefe do Barings Investment Institute, em um relatório. “Até que os mercados ganhem conforto no caminho das taxas de longo prazo, os investidores não poderão concordar com uma definição do que é barato.”

Dito isso, tentar saber quando o mercado atingiu o fundo – ou o topo – pode ser uma tarefa tola. Muitos especialistas argumentam que os investidores com carteiras diversificadas estarão em melhor situação se não entrarem em pânico.

“Você pode perder os melhores rebotes se parar de investir por causa de uma possível desaceleração. Você corre o risco de que o mercado suba enquanto espera à margem”, disse Tony Molina, evangelista de produtos da Wealthfront.

“É importante lembrar que a volatilidade é uma parte normal do investimento, e você não perde dinheiro a menos que venda seus investimentos por menos do que pagou por eles”, acrescentou.

“A história mostra que os mercados tendem a subir no longo prazo, o que significa que, se você seguir uma estratégia diversificada e continuar investindo, provavelmente sairá na frente”.

Em outras palavras, as nuvens de tempestade podem ainda não estar prontas para se separar dos estoques. Mas, assim como os dias chuvosos acabam dando lugar ao sol, os investidores pacientes podem contar com outra corrida de alta no mercado assim que essa volatilidade diminuir.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN