Levantamento traz as companhias aéreas mais seguras do mundo para 2022

A tabela anual de segurança mede fatores como acidentes e registros de incidentes graves das companhias, a idade de suas aeronaves, e protocolos da Covid-19

Tamara Hardingham-Gillda CNN

Ouvir notícia

O ano passado provou ser mais um ano incrivelmente difícil para as companhias aéreas, devido à queda nas viagens aéreas, que continuou ao longo de 2021, por causa do impacto da pandemia.

Mesmo agora, dois anos depois que Covid-19 foi trazido pela primeira vez à atenção do mundo, ainda há muito menos voos e passageiros voando.

O vírus também continuou a dominar as conversas sobre segurança aérea, levando a algumas mudanças significativas na lista anual das companhias aéreas mais seguras do mundo de AirlineRatings.com, um site de avaliação de produtos e segurança de companhias aéreas.

Este ano, a Air New Zealand saiu no topo da tabela anual de segurança, que monitora 385 companhias aéreas de todo o mundo, medindo fatores como acidentes e registros de incidentes graves das companhias aéreas, a idade de suas aeronaves, bem como protocolos e inovação operacional relacionados à Covid-19.

A companhia aérea de bandeira da Nova Zelândia foi premiada com o primeiro lugar “devido ao seu excelente histórico de incidentes, número de inovações na cabine, treinamento de pilotos e idade de frota muito baixa”, de acordo com Geoffrey Thomas, editor-chefe do site australiano.

A Etihad Airways ficou em segundo lugar, enquanto a Qatar Airways ficou em terceiro. A Singapore Airlines e a TAP Portugal alcançaram o quarto e quinto lugar, respectivamente.

Visivelmente ausente entre as cinco primeiras está a Qantas, que deteve o título de companhia aérea mais segura do mundo de 2014 a 2017, bem como de 2019 a 2021 (nenhum vencedor claro foi encontrado em 2018).

A companhia australiana ocupa o sétimo lugar desta vez, devido a um “ligeiro aumento nos incidentes juntamente com a idade da frota.”

Em outubro de 2021, um Boeing da Qantas viajando da cidade australiana de Perth para Adelaide, na Austrália Ocidental, foi desviado devido a um desequilíbrio de combustível, em uma ocorrência classificada como um “incidente grave”.

“Os últimos dois anos foram extremamente difíceis para as companhias aéreas, com a Covid-19 reduzindo as viagens. Os editores da Airline Ratings têm se concentrado principalmente nos esforços que as companhias aéreas estão empreendendo para treinar os pilotos antes de um retorno ao serviço”, explica Thomas.

“A Air New Zealand é líder neste campo, com reciclagem abrangente.” A companhia aérea também recebeu elogios por ser líder mundial em avanços de segurança operacional nas últimas quatro décadas.

Suas várias iniciativas incluem recentemente se tornar uma das primeiras companhias aéreas do mundo a testar o uso da tecnologia Assaia Apron AI para melhorar o tempo de giro de suas aeronaves.

“A Air New Zealand tem se destacado em todo o amplo espectro de segurança, nunca perdendo de vista os menores detalhes enquanto cuida de suas tripulações de voo que trabalharam sob estresse significativo”, disse Thomas à CNN.

Em algumas ocasiões, AirlineRatings escolheu simplesmente nomear o vencedor, antes de listar o restante das principais companhias aéreas em ordem alfabética.
Mas o site recentemente optou por classificar cada uma das 20 principais companhias aéreas em ordem numérica, revelando algum movimento significativo de ano para ano.

Por exemplo, a Emirates estava em quinto lugar na lista de 2021, mas a companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos foi listada em 20º lugar este ano, enquanto a Southwest Airlines ficou em 13º lugar em 2021, mas não está incluída no novo top 20 de 2022.

AirlineRatings.com também produziu uma lista das companhias aéreas de baixo custo mais seguras do mundo, que são listadas em ordem alfabética e igualmente classificadas, mais uma vez.

As 10 principais companhias aéreas de baixo custo mais seguras são: Allegiant Air, easyJet, Frontier Airlines, Jetstar Group, Jetblue, Ryanair, Vietjet Air, Volaris, Westjet e Wizz Air.

As companhias aéreas mais seguras de AirlineRatings.com em 2022:

1. Air New Zealand
2. Etihad Airways
3. Qatar Airways
4. Singapore Airlines
5. TAP Air Portugal
6. SAS
7. Qantas
8. Alaska Airlines
9. EVA Air
10. Virgin Australia / Virgin Atlantic
11. Cathay Pacific Airways
12. Hawaiian Airlines
13. American Airlines
14. Lufthansa
15. Finnair
16. KLM
17. British Airways
18. Delta Air Lines
19. United Airlines
20. Emirates

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN