Petrobras sobe 12% e Ibovespa tem alta de 2%; dólar encerra em queda

As ações da Eletrobras subiram 13% em meio a especulações sobre medida provisória sobre a privatização da estatal

Notas de dólar
Notas de dólar Foto: Giorgio Trovato/Unsplash

Natália Flach, da CNN Brasil Business, em São Paulo*

Ouvir notícia

Após um dia de tensão nos mercados na véspera, o Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira (23) em alta, puxado pelas ações da Petrobras, que tiveram ganhos expressivos depois de caírem mais de 20% no dia anterior. 

O principal índice da bolsa de valores brasileira subiu 2,27% e fechou a 115.227,46 pontos. 

As ações da preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram 12,17%, enquanto as ordinárias (PETR3) avançavam 8,86%. Já os papéis da Eletrobras (ELET3) avançavam 13%, à espera da medida provisória favorável à privatização da estatal.

Já o dólar teve queda contra o real, fazendo pausa para respirar depois dos ganhos acentuados registrados na véspera. A moeda norte-americana caiu 0,17%, negociada a R$ 5,4456 na venda.

O dólar fechou em leve queda nesta terça-feira, mas não sem oscilar entre ganhos e perdas mais elásticos, com investidores ainda ressabiados com o futuro da agenda liberal após entendimento de ingerência do governo em estatais.

“É uma correção normal do dia de ontem, que na minha visão foi uma queda exagerada. A alta também repercute o fato de o governo afirmar veemente que não vai interferir na politica de preço”, diz Rafael Panonko, analista chefe da Toro Investimentos

(*Com Reuters)

Mais Recentes da CNN