Montadoras sentem desgaste pela Covid-19 e escassez de chips semicondutores

Indústria automotiva foi obrigada a lidar com o fechamento de fábricas

Trabalhador chinês na linha de produção de chips semicondutores com pastilhas de silício na província de Jiangsu, na China
Trabalhador chinês na linha de produção de chips semicondutores com pastilhas de silício na província de Jiangsu, na China Foto: Xu Congjun/VCG via Getty Images

Nick Carey,

da Reuters

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Grandes montadoras como Toyota e Volkswagen deram um desanimador alerta nesta semana ao darem evidências novas de que a indústria automotiva está mergulhada na escassez de chips semicondutores que não dá sinais de que diminuirá.

Após serem forçadas a fechar fábricas ano passado por causa da pandemia, as fabricantes enfrentam forte concorrência da indústria de bens de consumo eletrônicos, em meio a uma cadeia de fornecimento que sofre interrupções.

O problema acontece enquanto casos de Covid-19 crescem em países asiáticos sedes de fábricas de carros e chips, como Japão, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Malásia, o que gera restrições mais rígidas para conter a disseminação do vírus.

A japonesa Toyota, graças a uma política de estocar chips desde o terremoto de 2011 e do desastre nuclear de Fukushima, tinha conseguido evitar que sua produção fosse interrompida.

Mas a maior montadora do mundo em volume de vendas disse nesta quinta-feira que cortará a produção global para setembro em 40% em relação ao plano anterior, o que afeta 14 fábricas no Japão e outros locais, incluindo na América do Norte.

Os automóveis estão cada vez mais dependentes de chips para tudo, do gerenciamento de motores por computador a uma economia mais eficiente de combustível ou recursos de assistência ao motorista, como freios de emergência.

A alemã Volkswagen também disse que não poderia descartar mais mudanças na sua produção. “No momento, esperamos que o fornecimento de chips no terceiro trimestre seja volátil e apertado”, afirmou a montadora à Reuters.

A quarta maior montadora, Stellantis, afirmou que interromperá a produção numa fábrica na França na próxima semana e cortou a produção em outra fábrica no leste do país.

A Ford havia dito no começo da semana a suspensão temporária da fabricação da picape F-150, sua mais vendida, em Kansas City, e a chinesa Geely Automobile alertou que a piora recente na escassez dos chips e o ressurgimento de casos de Covid-19 podem ameaçar suas vendas nos próximos meses.

Embora a Volkswagen diga esperar que a situação melhore até o fim do ano, algumas montadoras alertaram que a crise dos chips se arrastará até 2022. Expectativas anteriores da indústria por uma solução rápida já foram frustradas há muito tempo.

Com várias linhas de produção automotiva norte-americanas paradas ao menos parcialmente, senadores democratas pediram mais ajuda ao governo de Taiwan para tratar da escassez de chips.

Mas mesmo quando um problema na cadeia de fornecimento é sanado, outros aparecem e inviabilizam um fluxo consistente de chips, o que faz com que as fabricantes acabem desviando os componentes disponíveis para os negócios mais lucrativos.

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