Musk derruba setor de veículos eletrônicos com comentários sobre suprimentos

Investidores ficaram preocupados com possíveis desabastecimentos e venderam suas ações

Elon Musk, dono da Tesla, em Xangai
Elon Musk, dono da Tesla, em Xangai 7/1/2019 REUTERS/Aly Song

Chris Isidoredo CNN Business

Ouvir notícia

Há seis meses, Elon Musk disse que deixaria de participar de teleconferências com investidores a menos que houvesse “algo importante” que ele precisasse dizer. Ele deveria ter seguido com esse plano.

Depois de pular a teleconferência da Tesla no terceiro trimestre, ele retornou à reunião na quarta-feira (26) para discutir os ganhos e receitas recordes do quarto trimestre.

Mas seus comentários desta semana assustaram os investidores, apesar dos resultados financeiros bem-sucedidos da Tesla. As ações da empresa tiveram seu pior dia em meses na quinta-feira (27), perdendo 11,6% e derrubando as outras ações de EV junto com ela.

Musk concentrou seus comentários em questões da cadeia de suprimentos que prejudicaram muito menos a Tesla do que outras montadoras.

Embora ele tenha dito que a Tesla estava a caminho de estar “confortavelmente acima de 50% de crescimento em 2022” e que a escassez de chips é “melhor do que no ano passado”, ele também observou que o problema da cadeia de suprimentos “ainda é um problema que pode retardar o lançamento de novos veículos que eram esperados já este ano.

Ele disse que os planos para seu Cybertruck, a primeira picape da Tesla, seriam adiados para pelo menos 2023, juntamente com um novo Roadster e um caminhão semi. Ele disse que espera que a Tesla esteja “pronta para trazê-los para a produção no próximo ano. Isso é mais provável”.

Não era isso que os investidores da Tesla queriam ouvir – especialmente com o aquecimento da concorrência: a Rivian, fabricante de caminhões EV, já está construindo e vendendo sua picape elétrica, que recentemente ganhou o prêmio Motor Trend Truck of the Year.

A Ford deve começar a construir seu F-150 Lightning EV na primavera e planeja produzir 80.000 caminhões por ano para atender às fortes pré-encomendas. A General Motors anunciou esta semana que começaria a construir uma versão EV de suas picapes Silverado e Sierra em 2024.

Alguns analistas de Wall Street ficaram frustrados com os comentários de Musk sobre a ligação.

“Não havia razão para que ele precisasse gritar ‘cadeia de suprimentos’ em um teatro lotado”, disse Dan Ives, analista de tecnologia da Wedbush Securities. “Ele deu a carne aos ursos. É por isso que as ações foram vendidas. Estou convencido de que se Musk não estivesse na chamada, as ações provavelmente teriam subido na quinta-feira.”

Nenhum dos comentários de Musk abordou diretamente a situação em outras empresas de veículos elétricos. Mas todas as ações de EV puros caíram acentuadamente na quinta-feira.

A Rivian caiu 10,5%, enquanto as ações da Lucid caíram 14,1%, e a fabricante chinesa de veículos elétricos Nio teve suas ações nos EUA caindo 6,8%.

Ives disse que os comentários de Musk levantaram preocupações de que, se uma fabricante de veículos elétricos tão grande quanto a Tesla estiver enfrentando problemas, seus rivais iniciantes menores podem estar sofrendo ainda mais.

As ações da Tesla caíram 21% este ano até o fechamento de quinta-feira, e caíram abaixo de um valor de mercado de US $ 1 trilhão – uma referência que atingiu no final do ano passado.

Mesmo com a liquidação, que continuou na sexta-feira, as ações da Tesla valem mais do que o valor de mercado das 10 maiores montadoras do mundo juntas.

Isso significa que a Tesla tem uma avaliação que muitas pessoas acham insustentável, tornando-a mais suscetível a acontecimentos como o de quinta-feira, especialmente em um momento em que os mercados mais amplos dos EUA já estão em território de correção.

“Os investidores queriam a confiança de Musk”, disse Ives. “Em vez disso, eles o fizeram falar sobre cadeia de suprimentos e robôs.”

Os comentários de Musk sobre a ligação foram um forte contraste com o desempenho do CEO da Apple, Tim Cook, em sua teleconferência na noite de quinta-feira.

Cook também teve resultados muito fortes no quarto trimestre para divulgar e, como quase todas as empresas de manufatura do planeta, está lidando com problemas de fornecimento.

Mas com Cook garantindo aos investidores, as ações da Apple subiram nas negociações da manhã de sexta-feira (29).

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN