Musk promete táxi-robô da Tesla com visual futurista

Montadora afirma que o software não torna seus veículos totalmente autônomos e que eles ainda precisam de supervisão de motoristas

Musk falhou várias vezes em suas previsões sobre autonomia completa de veículos
Musk falhou várias vezes em suas previsões sobre autonomia completa de veículos 07/01/2020REUTERS/Aly Song

Por Hyunjoo Jin, da Reuters

Ouvir notícia

A fabricante de carros elétricos Tesla vai produzir um táxi autônomo “dedicado” que “parecerá futurista”, disse na noite de quinta-feira o presidente-executivo da companhia, Elon Musk, sem definir um prazo.

O bilionário de 50 anos, usando um chapéu de cowboy preto e óculos escuros, fez a promessa na inauguração da fábrica de US$ 1,1 bilhão da Tesla no estado norte-americano do Texas, que abriga a nova sede da montadora.

“Grande escala. Autocondução total. Haverá um robô-táxi dedicado”, disse Musk a uma multidão presente à inauguração.

Musk falhou várias vezes em suas previsões sobre autonomia completa de veículos. Em 2019, ele disse que o táxi-robô, sem motorista humano, estaria disponível em alguns mercados dos Estados Unidos em 2020. Em janeiro, ele disse que ficaria “chocado” se a Tesla não alcançasse a direção autônoma completa este ano.

A Tesla expandirá a versão beta do recurso de “Autodireção Completa” para todos os assinantes norte-americanos dos serviços de atualização da montadora este ano, disse Musk.

A Tesla agora vende os sistemas avançados de assistência ao motorista por US$ 12 mil dólares, com a promessa de disponibilização de mais recursos via atualização de software. A montadora afirma que o software não torna seus veículos totalmente autônomos e que eles ainda precisam de supervisão de motoristas.

A versão beta do sistema, lançada no final de 2020, visa permitir que os carros naveguem melhor pelas ruas de uma cidade. Em janeiro, ele havia sido instalado em cerca de 60 mil veículos nos Estados Unidos.

Além de carros, a Tesla também mira outros projetos. Musk afirmou que a companhia iniciará a produção em 2023 da picape Cybertruck, bem como de um robô humanoide, Optimus.

Apesar das vendas recordes no primeiro trimestre, um recente pico de Covid-19 na China forçou a Tesla a suspender a produção em sua fábrica de Xangai por vários dias.

Mais Recentes da CNN