Netflix lança site para divulgar o ‘Top 10’ global de filmes e séries

Nova plataforma classificará séries e filmes com base nas horas visualizadas na semana anterior

Netflix lidera o mundo de streaming com 213 milhões de assinantes
Netflix lidera o mundo de streaming com 213 milhões de assinantes Netflix

Frank Pallottada CNN

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Com 213 milhões de assinantes e líder do mundo do streaming, a Netflix agora tornará mais fácil de ver o que eles estão observando.

A plataforma lançou, nesta terça-feira (16), o “Top 10 na Netflix“, um novo site que mostrará números globais semanais de todo o seu conteúdo popular. O serviço de streaming já tem uma lista dos Top 10, mas o novo site fornece dados extras significativos.

O “Top 10 na Netflix” classificará séries e filmes com base nas horas visualizadas de segunda a domingo da semana anterior. Isso é uma grande novidade sobre o compartilhamento de dados de audiência.

Anteriormente, a companhia anunciava esporadicamente os números simplesmente somando quantos relatos assistiram a pelo menos dois minutos de um filme ou série.

 

No mês passado, a empresa anunciou em seu relatório de lucros que se afastaria da métrica de dois minutos.

O novo site rastreará tanto o conteúdo original da Netflix, incluindo sucessos como “Jogo da Lula” e “Bridgerton”, quanto o conteúdo licenciado como “Seinfeld”.

A mudança é notável porque, até recentemente, a Netflix mantinha, em sua maioria, seus números de audiência em segredo. E mesmo que os dados do “Top 10 na Netflix” não sejam verificados por uma fonte externa, compartilhar as informações adicionais é um passo na direção certa para a empresa.

Como o rei do streaming, os movimentos da Netflix podem ter um impacto de tamanho maior no mercado em geral. O streaming de dados em geral ainda é mantido próximo ao colete, portanto é possível que mais transparência da Netflix possa encorajar outros serviços a compartilhar mais dados de visualização também.

Além disso, com um placar público para as ofertas da Netflix, é mais fácil ver como é uma estratégia de conteúdo vencedora para a empresa. Deixar os consumidores saberem o que é popular também poderia beneficiar o negócio, levando a um maior envolvimento com o serviço.

Segundo Pablo Perez de Rosso, vice-presidente de estratégia de conteúdo da Netflix, a iniciativa é “um passo importante para a Netflix, para os criadores com quem trabalhamos e para nossos membros”. Ele ainda afirma que descobrir como “medir o sucesso no streaming é difícil.”

“As medidas tradicionais como bilheteria ou participação de audiência, projetada para ajudar os anunciantes a entender o sucesso na TV linear, não são relevantes para a maioria das streamers, incluindo a Netflix”, comentou.

Para a empresa, o envolvimento medido pelas horas vistas é um forte indicador da popularidade de um título, bem como da satisfação geral dos membros, “o que é importante para a retenção em serviços de assinatura”, afirmou Perez de Rosso.

“As pessoas querem entender o que significa sucesso no mundo do streaming, e estas listas oferecem a resposta mais clara a essa pergunta em nossa indústria.”

O “Top 10 na Netflix” também pode silenciar alguns dos críticos da empresa, que há anos se queixam de como o gigante do streaming apresentava seus dados de audiência.

 

Texto traduzido. Clique aqui para ler o original.

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