Novos vazamentos de chaves Pix podem acontecer no futuro, alerta especialista

Arthur Igreja explicou, em entrevista à CNN, que todo vazamento de dados é preocupante

Elis FrancoTiago Tortellada CNN

Ouvir notícia

Novos vazamentos de chaves Pix podem acontecer no futuro, e qualquer caso do tipo que envolva dados é preocupante, alerta o especialista em tecnologia e segurança digital Arthur Igreja.

Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (21), Igreja comentou sobre o vazamento de 160 mil chaves Pix de uma instituição financeira no início de dezembro, mas que só foi revelado pelo Banco Central hoje.

Os dados vazados incluem nome, CPF, banco e número de agência e conta.

O analista de Economia da CNN Fernando Nakagawa lembra que este não é o primeiro caso do tipo. Em agosto de 2021, mais de 400 mil chaves foram vazadas de um banco de Pernambuco. Até agora não há informações de ações judiciais ou punições.

Igreja pontuou que todo caso do tipo é preocupante, e que, ao contrário do que o Banco Central informou, o acontecimento de dezembro é algo grave e profundo.

“Todo vazamento de dados é muito preocupante. Por mais que não tenham acessado nenhuma informação confidencial, eles trabalham por engenharia social”, disse

O especialista explica que essa “engenharia social” é utilzada nos golpes. No caso, podem ligar para quem teve o dado vazado fingindo uma atualização de cadastro. Tendo dados que não são comuns de se haver, as pessoas podem cair mais facilmente.

Arthur Igreja, especialista em tecnologia e segurança digital / CNN/Reprodução

Assim, ele diz que é necessário aprender com os erros, e o compartilhamento das descobertas e novas ferramentas de segurança entre as instituições também é essencial.

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Mais Recentes da CNN