Número de brasileiros no exterior cresce e chega a 4,2 milhões

Em 10 anos, o número de brasileiros no exterior aumentou 36%

Fernando Nakagawa

Em São Paulo

Ouvir notícia

O número de brasileiros no exterior chegou a 4,2 milhões, segundo dados de 2020 do Itamaraty. Em comparação aos dados anteriores, de 2018, houve um aumento de 16%. Em 10 anos, o aumento foi de 36%.

Segundo Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business, o grande índice de emigração dos brasileiros tem relação com duas palavras: prosperidade e esperança.

Os números também mostram uma realidade econômica por trás, com um crescimento gradual dos emigrantes brasileiros ao longo dos últimos anos. Segundo dados da Polícia Federal, mais de 130 mil brasileiros deixaram o país e não voltaram no primeiro semestre deste ano.

Entre os cinco países com mais brasileiros, estão os Estados Unidos, com 1,7 milhão; Portugal, com 276 mil; o Paraguai, com 240 mil; o Reino Unido, com 220 mil; e o Japão, com 211 mil brasileiros. É importante ressaltar, porém, que estes são números oficiais, que não consideram aqueles que estão ilegalmente em outros países.

Pelo mundo, há quatro países com apenas um brasileiro, segundo registro do Itamaraty: a Eritreia, na África Oriental, o Quirguistão, na Ásia Central, a Micronésia, na Oceania, e a Coreia do Norte, na Ásia Oriental.

Mais Recentes da CNN