O Grande Debate: veja se é melhor consórcio ou financiamento na compra do imóvel

Compra do imóvel para muitos é o maior investimento feito ao longo de toda a vida; a decisão deve ser feita com muita atenção

Ouvir notícia

A opção mais barata para comprar um imóvel é pagar à vista e pedir um desconto. Mas como não é todo mundo que consegue fazer uma compra assim, em uma tacada só, as alternativas são entrar em um financiamento ou em consórcio.

No financiamento, o banco empresta o dinheiro e o comprador paga juros em troca. Se o crédito for aprovado e ele tiver um valor para dar uma entrada, o imóvel pode ser comprado logo de cara.

 

No consórcio, é diferente. Um grupo de pessoas se junta, como em um condomínio, e cada um paga uma parcela mensal. Todo mês esse dinheiro é somado e transformado em uma carta de crédito, que é sorteada. Quem ganhar o sorteio recebe o valor em mãos para comprar o imóvel. O consórcio não tem juros, mas tem taxa de administração, taxa de fundo de reserva e o valor é corrigido por um índice de inflação.

Como a compra do imóvel para muitos é o maior investimento feito ao longo de toda a vida, a decisão entre uma opção e outra não é nada fácil e deve ser feita com muita atenção.

Daniele Akamine, advogada especialista em financiamento imobiliário, e Márcio Kogut, fundador e CEO da fintech de consórcio digital Mycon debatem o tema em “O Grande Debate – Investimentos” desta segunda-feira (23), às 21h20.

 

Mais Recentes da CNN