O ICMS é uma receita importantíssima para os estados, diz especialista

Virginia Parente, professora do Insituto de Energia e Ambiente da USP, comenta projeto dos Combustíveis que teve o texto-base aprovado no Senado

Raphael Buenoda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (10), Virginia Parente, professora do Instituto de Energia e Ambiente da USP, afirmou que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é uma receita muito importante para os estados.

Na tarde desta quinta-feira (10), o Senado aprovou o texto-base do projeto que altera cobrança do ICMS dos combustíveis, como uma forma de tentar controlar a subida nos preços dos combustíveis. Mas, segundo a especialista alguns estados são mais dependentes dessa tributação do que outros.

“Esse tipo de imposto é um imposto líquido, certo e fácil de arrecadar e uma parte significativa dele vai, de fato, para os estados. Acontece que quando a gasolina sobe, como é um percentual sobre esse valor, essa tributação sobe também. Então, será que os estados precisam acompanhar essa subida que já está em níveis altíssimos?”, afirmou Parente.

Veja mais no vídeo acima

Mais Recentes da CNN