O que é NFT? Conheça o certificado que virou sensação no mundo digital

Autenticação é usada para venda de arte e até de tuítes; cantor Supla relata experiência com a venda de itens únicos na web

Isabella Faria e Giovanna Bronze, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

Uma galeria de arte com dezenas de obras valiosíssimas prontas para serem adquiridas. O cenário parece até ser comum, mas a diferença é que, em vez de estar localizada no centro da cidade, a galeria está na internet. Agora, qualquer coisa que exista virtualmente pode ser comprada e ainda vem com um certificado de autenticidade chamado NFT.

NFT é a sigla de “non-fungible token” ou “token não-fungível” em tradução livre, e significa uma tecnologia que transforma qualquer mídia digital em algo único e insubstituível através de um blockchain, um tipo de protocolo de segurança.

Com a pandemia, o NFT virou uma alternativa para artistas que estão com shows paralisados. É o caso do cantor Supla que tem colocado à venda artigos considerados uma relíquia pelos fãs.

“Eu coloco [à venda] coisas que acho que a galera vai se interessar. Por exemplo, o fotógrafo Bob Gruen, que é icônico, tirou uma foto minha. Eu coloquei essa foto [para ser vendida com NFT]”, relata Supla.

O NFT pode ser atrelado a uma foto, um vídeo, uma música, mas também a uma postagem. O fundador do Twitter, Jack Dorsey, por exemplo, vendeu seu primeiro tuíte por US$ 3 milhões, o equivalente a R$ 16,8 milhões.

Vendo ali uma oportunidade, Leo Cardoso, autor do perfil @ocriador no Twitter, colocou seus primeiros caracteres à venda. 

“O cara que arrematou o tuíte do Jack [Dorsey] disse que não comprou simplesmente um tuíte, mas sim uma peça de arte que ele acredita que terá tanto valor quanto a Monalisa. Não tenho a pretensão de que meus tuítes sejam a Monalisa, mas, como eles estão entre os 200 mais valiosos da plataforma, espero que seja pelo menos um Romero Britto”, descontrai Cardoso.

Foto de exibição NFT em galeria de arte. Imagem totalmente gerada em 3D
Foto de exibição NFT em galeria de arte. Imagem totalmente gerada em 3D
Foto: gremlin / Getty Images

Mais Recentes da CNN