Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Opep+ fecha acordo para elevar produção em mais 400 mil barris por dia em abril

    Decisão ocorre após os EUA e outros países afirmarem que liberariam 60 mi de barris de petróleo de seus estoques de emergência para tentar controlar preços

    Bomba de petróleo na Bacia do Permian em Loving County, Texas, EUA
    Bomba de petróleo na Bacia do Permian em Loving County, Texas, EUA 22/11/2019REUTERS/Angus Mordant

    Dow Jones Newswires, do Estadão Conteúdo

    Ouvir notícia

    A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) concordou com uma adição pequena e planejada na produção do óleo em abril, de 400 mil barris por dia (bpd), apesar de os preços terem subido a níveis não vistos em mais de oito anos, em meio a preocupações com a oferta após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

    A decisão da Opep+ ocorre um dia depois que os EUA e outros grandes países consumidores de petróleo disseram na terça-feira (1) que liberariam 60 milhões de barris de petróleo de seus estoques de emergência na tentativa de domar o aumento dos preços.

    Os preços do petróleo subiram acentuadamente nos últimos meses, alimentando a inflação em todo o mundo, em parte porque vários membros da Opep+ não conseguiram atender sua parcela de produção à medida que a demanda global aumentou.

    Os valores chegaram a mais de US$ 110 pela primeira vez desde 2014, quando as refinarias se recusaram a comprar petróleo russo, levantando preocupações sobre o fornecimento global de energia.

    Mais Recentes da CNN