Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Operação-padrão da Receita afeta importação de fertilizantes

    Liberação da mercadoria tem demorado cerca de 12 a 15 dias em unidade aduaneira no MS, na fronteira com a Bolívia; prazo era de 4 dias

    Caio Junqueirada CNN

    Ouvir notícia

    Dados do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais apontam que a operação padrão da Receita Federal está afetando a importação de fertilizantes.

    O  insumo é essencial para o agronegócio brasileiro e devido à guerra da Ucrânia virou um problema, já que a Rússia é o maior exportador mundial.

    Em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde há uma unidade aduaneira na divisa com a Bolívia, a liberação da mercadoria tem demorado cerca de 12 a 15 dias. Antes da operação-padrão o prazo era de 4 dias. Corumbá é por onde entra o fertilizante vindo da Bolívia.

    Segundo o Sindifisco, o recebimento no local teve um aumento de mais de 600% nos últimos cinco anos. Em 2016, a unidade recebia 33 mil toneladas do produto vindos da Bolívia, já em 2021 recebeu 205 mil toneladas.

    A operação padrão ocorre desde o início do ano em protesto da categoria pelo fato de o governo não ter concedido aos servidores do órgão uma antiga reivindicação: uma espécie de bônus por premiação.

    Mais Recentes da CNN