Pagamento à vista do IPVA de 2022 em SP tem desconto de 9%; veja como consultar

Imposto para automóveis também pode ser parcelado em até cinco vezes, com descontos de 5%

Desconto para pagamento à vista do IPVA em janeiro é de 9%
Desconto para pagamento à vista do IPVA em janeiro é de 9% Roosevelt Cassio/Reuters

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

O estado de São Paulo liberou nesta terça-feira (4) a consulta e pagamento do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. A consulta pode ser feita diretamente em aplicativos de bancos, após informar o número do Renavam, o registro do veículo.

Outra alternativa é verificar o valor pelo site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado, informando o número do Renavam e a placa do veículo. O pagamento pode ser feito via rede bancária, com geração de boleto. É possível pagar também em casas lotéricas ou pelo cartão de crédito, em empresas credenciadas à secretaria (confira a lista aqui).

De acordo com a secretaria, o IPVA terá descontos inéditos em 2022. Caso o motorista queira quitar o imposto de uma vez, com pagamento em janeiro, ele terá um desconto de 9% do valor total.

Já para quem quiser parcelar o pagamento, é possível dividir em cinco parcelas, de fevereiro a junho, com desconto de 5%. A redução é a mesma caso o motorista queira pagar à vista em fevereiro.

As regras valem para proprietários de todos os veículos automotivos englobados no IPVA, como automóveis, caminhonetes, ônibus, motos e caminhões.

Entretanto, proprietários de veículos 0 km tem regras diferentes. Nesse caso, foi mantido o desconto de 3% do valor total com pagamento até o quinto dia após a emissão de nota fiscal. É possível parcelar o pagamento em cinco vezes, mas sem desconto.

As datas de vencimentos para os pagamentos variam de acordo com o último número da placa do veículo. A primeira data, dia 10 de cada mês, vale para veículos com placa final 1. Já o último dia, 21 de cada mês, é para veículos cuja placa termina em 0.

Apesar dos descontos serem os mesmos, as datas são diferentes para o IPVA de caminhões e caminhões-tratores. Nesse caso, há um mês específico para o pagamento de cota única com desconto de 5%, em abril.

Caso haja parcelamento em cinco vezes, os pagamentos começam em março, mas pulam os meses de abril e junho. O mês de fevereiro também não entra no calendário de pagamento.

Confira o calendário de vencimento do IPVA de 2022 em São Paulo:

Mais Recentes da CNN