Pesquisa aponta que 41% dos brasileiros passaram a comprar de PMEs em 2021

Preços melhores são apontados como principal motivo para realizar compras pela internet

Marketplaces são principais ambientes para compras de PMEs na internet
Marketplaces são principais ambientes para compras de PMEs na internet Getty Images

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

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As pequenas e médias empresas (PMEs) foram beneficiadas em 2021 pela combinação de tecnologias e estratégias antes restritas às grandes empresas no e-commerce. Dados de uma pesquisa realizada pela Locaweb apontam que 41% dos entrevistados passaram a comprar das PMEs em 2021.

Segundo o relatório da pesquisa, o fechamento do varejo físico durante a pandemia obrigou as PMEs a se digitalizarem para manter suas vendas. Ao mesmo tempo em que o e-commerce ganhou mais espaço entre a população no período.

Dentre os 2 mil entrevistados, 66% afirmaram que compram na internet porque os preços são melhores do que no varejo físico. A Locaweb afirma que, no primeiro semestre de 2021, as vendas do e-commerce atingiram R$ 53,4 bilhões, um recorde.

A existência de mais promoções, a conveniência de não precisar sair de casa para realizar a compra, a possibilidade de comparar preços e o acesso a produtos de outras localidades também foram apontadas como vantagens do e-commerce.

De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados dizem comprar igualmente de PMEs e de grandes empresas. Pensando no consumo exclusivo, as pequenas e médias empresas foram as mais beneficiadas, com 41% afirmando que passaram a comprar nelas em 2021, ante 30% que passaram a comprar nas grandes empresas.

Para os responsáveis pela pesquisa, os dados mostram que as PMEs também conseguiram se aproveitar da onda de digitalização. Outro elemento positivo para elas foi o crescimento dos chamados marketplaces, sites que reúnem produtos de diversas empresas. As compras nessas empresas são feitas via marketplace por 63% dos entrevistados.

Já sobre os motivos para comprar em pequenas e médias empresas, 54% apontaram o frete grátis, 53% os preços mais baixos ou promoções e 44% uma qualidade maior dos produtos.

“Por mais que o dia a dia e os números das empresas de portes diferentes seja muito distinto, a jornada do consumidor tem muitas semelhanças nas grandes empresas e nas PMEs. Frete grátis, preço baixo e produtos de qualidade formam a tríade determinante para que o consumidor compre em uma loja, seja ela pequena, média ou grande”, afirma Luis Carlos dos Anjos, gerente executivo de marketing e canais da Locaweb.

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