Preços ao consumidor nos EUA sobem com força em setembro

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice teve alta de 0,2%, após avanço de 0,1% em agosto, o menor ganho em seis meses

Consumidores carregam sacolas de mercadorias compradas no King of Prussia Mall
Consumidores carregam sacolas de mercadorias compradas no King of Prussia Mall , o maior espaço comercial de varejo dos Estados Unidos, em King of Prussia, Pensilvânia, EUA, 8 de dezembro de 2018. REUTERS/Mark Makela

Lucia Mutikanida Reuters

Ouvir notícia

 Os preços ao consumidor nos Estados Unidos aumentaram com força em setembro e devem subir ainda mais nos próximos meses em meio a uma alta nos custos dos produtos de energia, o que lançaria dúvidas sobre a visão do Federal Reserve de que o aumento da inflação é transitório.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,4% no mês passado, após alta de 0,3% em agosto, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira (13). Nos 12 meses até setembro, o índice aumentou 5,4%, após avançar 5,3% em agosto ante o ano anterior.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice teve alta de 0,2%, após avanço de 0,1% em agosto, o menor ganho em seis meses. O chamado núcleo da inflação subiu 4,0% em uma base anual, após alta de 4,0% em agosto.

Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,3% do índice geral e 0,2% do núcleo.

Mais Recentes da CNN