Prefixo 0303 para telemarketing começa a valer nesta quinta-feira (10)

Objetivo da medida é facilitar o reconhecimento desse tipo de chamada por parte dos consumidores

Operadoras também devem realizar bloqueio preventivo das chamadas a pedido do consumidor
Operadoras também devem realizar bloqueio preventivo das chamadas a pedido do consumidor Foto: Divulgação / Pixabay

Pedro Zanattado CNN Brasil Business

Em São Paulo

Ouvir notícia

A partir desta quinta-feira (10), as ligações de telemarketing devem ser feitas a partir de um número com o prefixo “0303”.

A nova regra para as chamadas foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dezembro de 2021. O objetivo é fazer com que as pessoas identifiquem facilmente esse tipo de ligação e possam optar por atender, bloquear ou ignorar o número.

Além disso, as operadoras devem realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Dessa forma, ele não receberá mais as chamadas.

A plataforma Não me Perturbe, que permite o bloqueio de chamadas de celular de empresas de telemarketing e de bancos, encerrou o ano de 2021 com 9,55 milhões de números de telefone cadastrados.

O serviço, criado pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores

A determinação da Anatel foi após uma consulta pública realizado entre agosto e setembro de 2021. Na ocasião, foram recebidas quase cem contribuições de consumidores, empresas e associações de defesa do consumidor e do setor de telecomunicações.

Mais Recentes da CNN