Primeiro trimestre será volátil para mercado da mineração, aponta analista

CSN, Vale e Usiminas anunciaram, nesta segunda-feira (10), a suspensão temporária das operações em Minas Gerais alegando motivos de segurança por causa das chuvas

Layane SerranoPriscila YazbekLéo Lopesda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

As mineradoras CSN, Vale e Usiminas anunciaram nesta segunda-feira (10) suspensão temporária das operações em Minas Gerais, em meio a fortes chuvas na região. Segundo comunicado divulgado a investidores, as empresas alegaram motivo de segurança.

Além disso, no sábado (8), a mina da empresa Vallourec, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve suas atividades suspensas pela Justiça.

Em entrevista à CNN, o analista da Ohmresearch, Gilberto Cardoso, disse que “esse primeiro trimestre vai ser muito volátil” para o mercado da mineração.

“O mercado tem muita liquidez por ‘N’ fatores. Subida de juros nos países desenvolvidos, sobretudo Estados Unidos, os preços voláteis das commodities. Então, qualquer impacto, como o da Vale dizendo que vai parar algumas unidades do Sudeste, impacta diretamente no preço do minério”, comentou.

Ele explica que o primeiro trimestre brasileiro já costuma ser afetado pelo período de chuvas. “Nesse período, as siderúrgicas costumam fazer um pouco de estocagem de minério. Então a estocagem, com um volume menor, dada a parada das operações, tem um impacto maior no preço”, afirmou.

Gilberto Cardoso relembra que a mineração é uma das grandes componentes do PIB mineiro e tem grande importância para a geração de empregos. “O impacto para a economia de Minas Gerais é grande”, pontua.

No entanto, o analista pondera que a recuperação, a partir do momento que as chuvas cessarem, será rápida. Ele explica que a mineração tem uma capacidade de retomada mais ágil do que a siderurgia, por exemplo.

“Na hora que você tiver a produção logística até o porto, e o porto estiver pronto para embarcar em uma taxa de carregamento constante, a retomada é praticamente imediata. Um ou dois dias e as empresas estão praticamente prontas para voltar a operar”, conclui.

Entenda a “BR do Mar”

Mais Recentes da CNN