Procon notifica Iberia após companhia aérea cancelar promoções de passagens

Empresa precisará responder aos questionamentos feitos pelo órgão até o dia 7 de janeiro

Avião
Avião Jacky Lo / Unsplash

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

O Procon de São Paulo disse nesta terça-feira (4) que notificou a companhia aérea Iberia, após a empresa cancelar passagens promocionais para o trecho Rio de Janeiro-Paris, com escala em Madri, disponíveis a consumidores em 28 de dezembro de 2021.

Segundo o órgão, as passagens canceladas davam direito a ida e volta por US$ 118. A Iberia precisará responder aos questionamentos do Procon até a próxima sexta-feira (7).

Os questionamentos do órgão incluem as condições para a venda das passagens, como período para uso, limite por pessoa ou disponibilização de outros trechos, além da quantidade de bilhetes disponibilizados.

A Iberia também precisará informar o preço médio praticado nos últimos seis meses para as passagens referentes ao trecho, em especial os valores promocionais.

Outro questionamento do Procon é sobre o motivo do cancelamento, assim como a quantidade de consumidores afetados. Segundo o órgão, o cancelamento está ligado à detecção de um suposto erro pela empresa, mas ocorreu 72 horas após a promoção, sendo que o erro teria sido identificado “em algumas horas”.

A companhia área foi questionada, ainda, sobre quais medidas tomará para cumprir a oferta, uma exigência do Código de Defesa do Consumidor, e se forneceu algum canal de atendimento específico para essa demanda.

O Procon quer saber a quantidade de reclamações já registradas ou realização de reembolsos, e quais ações internas a Iberia pretende realizar para evitar supostos erros como o ligado ao preço das passagens promocionais.

CNN Brasil Business entrou em contato com a Iberia e pediu um posicionamento sobre a questão, mas não recebeu uma resposta até a publicação.

Mais Recentes da CNN