Sanções econômicas colocam pesados custos para a Rússia, diz economista

Especialista disse à CNN que existe também o impacto das empresas que estão encerrando suas atividades no país

Do CNN Brasil Business

Em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (3), o economista e professor de relações internacionais do IBMEC Marcio Fortes comentou sobre as sanções que têm sido anunciadas contra a Rússia por parte de outras nações e empresas privadas.

Para o economista, a guerra, assim como as sanções “custam caro ao governo russo”. Fortes diz que a prova disso “é a elevada alta da taxa de juros no país que dobrou” em um curto período.

“A economia russa sofre com as sanções de cunho financeiro, mas também sofre com as sanções adicionais, como é o caso das empresas que estão anunciando o fim de suas operações no país”, afirmou.

Além disso, Fortes avalia a guerra entre a Rússia e a Ucrânia vai elevar o custo do trigo no mercado global. Ele menciona que “o problema que se impõe é a questão da elevação de preços da commodity e o agravante do câmbio de importação, tornando o produto ainda mais caro. Isso deve se refletir no mercado brasileiro, visto que o trigo é a matéria-prima para muitos outros alimentos que consumimos”.

Assista à entrevista na íntegra no vídeo acima.

Mais Recentes da CNN